Que tal ter contato ainda mais imersivo na natureza? Uma trilha percorre o interior do fragmento florestal. Devido à abundância de palmitos, foi batizada como “Trilha da Juçara”. No início do trajeto, também há uma fileira de jabuticabeiras. O caminho assim desperta o olhar do visitante por outra perspectiva da mata.
A trilha
Devido à dificuldade do trajeto, está, infelizmente, condicionada à pessoas sem problemas de mobilidade. A trilha está localizada entre o lago superior, principal, e o Centro de Pesquisa. Ela atravessa a floresta, portanto, possui riscos inerentes a esta atividade, como acidentes com animais peçonhentos e queda de galhos. Ao optar pela trilha da Juçara, o visitante deve estar ciente e assumir os riscos.
Grau de dificuldade: leve, trilha demarcada em meio à mata, com pouco aclive
Trajeto: cerca de 700 metros
Ganho de altitude: 94 metros
Duração: cerca de meia hora
A palmeira-juçara
Nesta trilha, você terá a oportunidade de conhecer a palmeira-juçara (euterpe edulis), uma espécie nativa da Floresta Atlântica, fundamental para o equilíbrio ecológico.
Seus frutos são fonte de alimento para diversas aves e mamíferos, ajudando na dispersão de sementes e na regeneração da floresta. É desses frutos que é produzido o açaí da Mata Atlântica.
Infelizmente, a juçara está ameaçada devido à extração ilegal do palmito, que leva à morte da planta. Essa prática compromete sua reprodução e afeta a toda a biodiversidade ao redor dela.
Por sua vez, o consumo do açaí da Mata Atlântica representa o uso sustentável da palmeira-juçara.
(Fontes: Jardim Botânico UFJF e projeto Ama Juçara)
