Fechar menu lateral

Regimento

jardimbotanicoufjf_foto_GabrielaMacielUFJF

Regimento expressa missão de preservar, conservar e restaurar este remanescente de Floresta Altântica (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

O regimento do Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consu), no dia 01 de fevereiro de 2022. O documento foi o produto de um trabalho conjunto de diferentes setores da UFJF e está estruturado em cinco capítulos:

 

– Capítulo I: focado em definir a vinculação institucional do Jardim Botânico e transmitir suas missões e competências, com destaque para as ações de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional, destinadas à preservação, conservação, restauração e educação ambiental, relativas aos remanescentes da Floresta Atlântica da Zona da Mata Mineira.

 

– Capítulo II: define a organização da estrutura administrativa do Jardim Botânico. Destaca-se a instituição e a representatividade do Conselho do Jardim Botânico, composto por diferentes setores da comunidade acadêmica e civil. Possuindo um caráter multidisciplinar, o conselho conta com a presença de importantes parceiros, como os líderes de associações de bairros, órgãos ambientais, representantes da segurança pública, ONGs, entre outros.

 

– Capítulo III: dispõe sobre a estrutura e as competências da Direção e Vice Direção do Jardim Botânico.

 

– Capítulo IV: dispõe sobre as competências, composição e funcionamento dos órgãos que compõem a estrutura administrativa do Jardim Botânico.

 

– Capítulo V: trata da consolidação e disposições finais do regimento.

 

Leia o Regimento do Jardim Botânico UFJF na íntegra (formato pdf)