Casa de Educação Ambiental
Espaço criado para receber estudantes de grupos escolares e outros com fins educacionais para breves explicações antes de iniciarem a visita. Nesse espaço de acolhimento, são desenvolvidas atividades com fins de educação ambiental, como cursos e oficinas. Também nesta Casa, encontra-se o painel com o “Causo da Onça” sobre a passagem e a captura de uma onça-pintada, no Jardim Botânico, em 2019.
Centro de Pesquisa
Em fase de implementação, mas já com ampla infraestrutura, possui sete laboratórios de estudos interdisciplinares, que irão possibilitar a integração e a otimização de uso dos equipamentos, produzindo conhecimento em áreas como botânica, ecologia, zoologia e bioquímica.
Desde 2010, quando a área foi adquirida pela UFJF, o Jardim já funciona como um importante campo de pesquisas. Ao longo desses anos, diversos estudos foram realizados, dentre teses de doutorado e dissertações de mestrado, que renderam artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
Casa Sede
Antiga casa principal do Sítio Malícia, foi transformada em espaço cultural integrada ao Jardim. Possui uma linha do tempo sobre a história do Jardim e três galerias de arte com nove salas.
A exposição “Maxakali – a Resistência de um Povo” está em cartaz nas galerias. O horário de funcionamento é o mesmo do Jardim, de terça a domingo, das 8h às 17h, com última entrada até 16h.
Laboratório Casa Sustentável
Projeto desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, cujo objetivo é promover a conscientização do público sobre princípios de sustentabilidade e técnicas e estratégias construtivas de arquitetura bioclimática, conforto ambiental e eficiência energética. Saiba mais sobre a Casa. O funcionamento, em 2023, ocorre às quartas, sextas e domingos, das 9h às 16h. Consulte no perfil do Laboratório no Instagram (@lab.casasustentavel_ufjf) e na portaria do Jardim sobre qualquer alteração no funcionamento. Faça um tour virtual pelo Laboratório.
Administração
No prédio administrativo, localizado após a alameda de entrada de visitantes, estão instaladas a secretaria, a diretoria e a sala de educadores ambientais
Recepção de Visitantes
Espaço destinado ao registro de visitantes e orientações iniciais, localizado na entrada principal do Jardim Botânico, de frente para a Rua Coronel Almeida Novais, s/nº, no Bairro Santa Terezinha.
Banheiros e bebedouros
Os banheiros e os bebedouros disponíveis ficam na Casa de Educação Ambiental e na Casa-sede. Há ainda um bebedouro no Bromeliário.