Fechar menu lateral

Extensão

comunidade_quilombola_encontrodesaberes_foto_GessicaLeine_UFJF

Por meio da extensão universitária, Jardim estabelece diálogo com a sociedade, como comunidades quilombolas  (Foto: Géssica Leine/UFJF)

A extensão universitária é, segundo a Política Nacional de Extensão Universitária, “um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade”.

 

Assim, a extensão rompe os “muros” da universidade para realizar ações que, considerando a complexidade histórica de nossa sociedade, visem à redução das desigualdades sociais e à emancipação dos atores envolvidos, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. É na extensão que a universidade concretiza sua função social.

 

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora está alicerçado na sua Pró-reitoria de Extensão, portanto, tem no diálogo emancipador com a sociedade sua principal atividade fim.

 

Devido a sua recente inauguração, este diálogo ocorre especialmente pelas ações de visitação e Educação Ambiental, institucionalizadas pelo projeto “Implementação das Ações de Educação Ambiental no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora”, que prevê 30 bolsas de extensão para os monitores e monitoras em formação.

 

Contudo, devido à complexidade do Jardim Botânico, sua importância ambiental para a cidade de Juiz de Fora e sua proximidade com diversos bairros do entorno, as potencialidades de projetos de extensão são muitas.