
Bruno Targs apresenta músicas autorais, africanas e indígenas a partir de instrumentos produzidos por ele mesmo (Foto: Starly Kind)
Em comemoração à chegada da primavera, o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza a segunda edição do “Som da Mata”, no dia 21 de setembro, às 10h, no Bromeliário, com entrada gratuita. O músico Bruno Targs apresentará canções autorais, africanas e indígenas a partir de instrumentos produzidos manualmente por ele próprio.
Entre as produções artesanais estão a kora, composta por um corpo central de cabaça e longo braço de madeira com cordas. É originária de países africanos, como Mali e Burkina Faso, assim como a kalimba e a mbira, provenientes do Zimbábue e de Moçambique. Além das cordas e das teclas, Targs também levará componentes de percussão e será acompanhado por convidados locais.

Detalhe da kora, instrumento originário de países como Mali e Burkina Faso (Foto: Arquivo pessoal)
Os instrumentos são feitos com madeiras recolhidas em caçambas, bambus, tacos antigos, couro, cordas de pesca e dentes de rastelo de grama. A partir da criatividade e da pesquisa cultural de Bruno, esses materiais são transformados e se tornam um aliado para o artista.
O repertório terá canções como “Koth Biró”, de Ayub Olhada, e “Noku Mana”, dos Povos Huni kui, igualmente conhecidos por Kaxinauá, localizados na fronteira brasileira-peruana na Amazônia. A tradição popular do coco nordestino também estará presente, com músicas mais integradas com a dança.
“O Jardim Botânico é o lugar ideal para a contemplação do som na nossa cidade de Juiz de Fora. Possui uma música constante gerada pela floresta, harmoniza perfeitamente, em todos os quesitos, com as músicas apresentadas”, destaca o artista. O evento objetiva proporcionar momentos de introspecção, relaxamento e contemplação.
Outras informações:
ufjf.br/jardimbotanico
jardimbotanico@ufjf.br
instagram.com/bruno.targs
Siga o Jardim Botânico nas redes sociais
Instagram: @jardimbotanicoufjf
Facebook: jardimbotanicoufjf
Youtube: jardimbotanicoufjf