
Primeira turma de monitores de educação ambiental do Jardim
A atuação como monitora de educação ambiental, no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi uma das melhores experiências na formação acadêmica da estudante Maria Clara Barbosa para aprimorar suas habilidades de comunicação, promover a conservação da biodiversidade e observar a curiosidade de crianças. A partir da próxima segunda, 24, mais estudantes poderão ter vivências semelhantes, com a abertura da seleção de 12 educadores ambientais.
Por meio do projeto de extensão “Implementação das Ações de Educação Ambiental no Jardim Botânico da UFJF”, coordenado pelo diretor local, Breno Moreira, foram abertas dez vagas para voluntários e duas para bolsistas.
Pode se inscrever estudante matriculado em qualquer graduação da UFJF, que tenha cursado, no mínimo, seis períodos letivos ou apresente experiência acadêmica em educação ambiental. A disponibilidade é de 12 horas semanais, com escala aos sábados e domingos, por uma vez ao mês. A bolsa é de R$ 450 mensais. Veja outras condições no edital, disponível em ufjf.br/jardimbotanico.
As inscrições online ficam abertas, em curto prazo, da próxima segunda, 24, a quarta, 26, por meio de formulário no site do Jardim Botânico (seção Serviços). A seleção será realizada por meio de análises de histórico escolar, experiências acadêmicas em educação ambiental, carta de interesse e disponibilidade de horário.
Atividades e cronograma

Atividades incluem mediar visitas de escolas e grupos ao Jardim Botânico (Foto: Raul Mourão/UFJF)
Os estudantes desenvolvem ações de educação ambiental, que incluem mediar a visita de escolas e grupos, orientar o público visitante sobre a organização espacial e infraestrutural do Jardim Botânico, bem como orientar sobre ações de conservação da biodiversidade.
O local recebe cerca de 200 escolas de Juiz de Fora e região por ano, por isso, a realização de ações de educação ambiental possuem forte impacto no município.
Confira o cronograma do processo seletivo:
24 a 26 de março | Inscrições via formulário online |
27 de março | Análise dos documentos e formulários pela equipe de Educação Ambiental do Jardim Botânico |
28 de março | Divulgação do resultado parcial da seleção |
28 de março | Período para candidatos entrarem com recurso |
31 de março | Divulgação do resultado final |
1º de abril | Assinatura do termo de responsabilidade do bolsista e implementação da bolsa |
Educação ambiental

Bolsista Maria Clara Barbosa destaca compromisso genuíno com a educação e a preservação ambiental (Foto: Arquivo pessoal)
Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Maria Clara Barbosa é monitora, no Jardim, desde fevereiro de 2024. “Poder semear com os visitantes o propósito de promover a conservação, fomentar a sociobiodiversidade e transmitir uma educação ambiental é lindo. Também ter o privilégio de estar em contato com tantas crianças e acompanhar a maneira como elas observam, questionam e interagem com a natureza é muito significativo.”
Conforme a estudante, o projeto não apenas desenvolve a sensibilidade dos educadores no contato com as crianças, mas também oferece oportunidade valiosa para aprimorar conhecimentos essenciais na formação acadêmica. Todo o processo envolve o fortalecimento das habilidades comunicativas, permitindo a sensibilização e o cultivo de um “compromisso genuíno com a educação e a preservação ambiental”.
“Para quem está na dúvida sobre integrar esse projeto eu diria que ser monitor no Jardim Botânico é uma experiência única.” Define como uma oportunidade para aliar contato com natureza, crianças e temáticas ambientais.
Outras informações:
ufjf.br/jardimbotanico
@jardimbotanicoufjf
jardimbotanico@ufjf.br