Fechar menu lateral

Jardim Botânico abre 52 vagas para visitas de escolas e grupos

Ao agendar, professores podem incluir visita às exposições na Casa-sede do Jardim (Foto: Divulgação)

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com a agenda aberta para receber escolas e grupos em novembro e dezembro. São 52 vagas disponíveis para agendamento por meio do site do Jardim

As visitas são gratuitas e acontecem de terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Para cada turno, são abertas 45 vagas para estudantes e 5 para professores ou acompanhantes da escola. Cada instituição pode reservar no máximo quatro visitas. 

A visitação é conduzida pelos monitores de educação ambiental, tendo quatro opções de roteiros temáticos adequados a diferentes faixas etárias: “Grandes Grupos Vegetais”, recomendado para estudantes acima de 14 anos; “Etnobotânica” e “Relações Ecológicas”, ambos voltados para alunos de 10 anos; “Contos e Lendas da Floresta”, voltado para o público infantil; além do roteiro livre com percurso personalizado pelos professores.

A solicitação para intervalos para lanche, assim como a escolha de roteiro, dia e horário da visitação podem ser realizadas no ato do agendamento. 

Educação ambiental

Aquele abraço: visitas incentivam interação com a natureza (Foto: Divulgação)

A iniciativa contempla, por ano, cerca de 200 escolas de Juiz de Fora e região, conforme o diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira. “As visitas guiadas no Jardim Botânico da UFJF têm proporcionado uma rica experiência de imersão na biodiversidade. Os visitantes têm explorado diversas espécies de plantas, aprendendo sobre a importância da conservação e sustentabilidade.” A iniciativa tem atraído não apenas o público escolar, como outros grupos, e reforça o papel do Jardim como um espaço educativo. 

“A interação com a natureza favorece a formação de uma consciência ambiental desde cedo. Assim, o Jardim Botânico se torna um ambiente educativo rico e inspirador para as novas gerações”, acrescenta Moreira.

A professora Amanda Vitor, da Escola Municipal Cosette de Alencar, no Bairro Santa Catarina, destaca que as visitas do colégio ao Jardim ampliou a aprendizagem dos conteúdos de educação ambiental abordados em sala de aula.

“Os alunos foram estimulados a criar textos sobre a visita, resultando em poemas e narrações, que expressaram o conhecimento adquirido e a educação ambiental.” Nessa relação entre teoria e vivência prática, conforme a docente, o aprendizado “passa a ser significativo”. 

Outras informações
(32) 2102-6336 – Jardim Botânico da UFJF 
Instagram: jardimbotanicoufjf
Facebook: jardimbotanicoufjf
Youtube: jardimbotanicoufjf