O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferta a terceira edição da oficina “O que tem nesse mel?”, destinada a desvendar as formas de produção de mel pelas abelhas nativas, também conhecidas como abelhas sem ferrão. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre as características dos grãos de pólen utilizados por essas espécies, entre outros temas relacionados. O evento é gratuito e acontece neste sábado, 31, das 9h às 12h, no Centro de Pesquisas do Jardim Botânico.
Durante a oficina, os participantes poderão acompanhar as etapas de preparação de amostras de méis produzidos pelas espécies presentes no Meliponário de Abelhas Nativas do Jardim Botânico. A partir dessa coleta, será possível realizar análises de grãos de pólen.
Programação:
🐝 Compreender como ocorre a produção de mel pelas abelhas;
🐝 Entender a importância dos grãos de pólen para as abelhas nativas sem ferrão;
🐝 Reconhecer as características morfológicas para identificar os grãos de pólen;
🐝 Observar as etapas de preparação de amostras de méis produzidos pelas abelhas do Meliponário de Abelhas Nativas do Jardim Botânico, para análise de grãos de pólen.
A atividade será conduzida pela coordenadora do Meliponário e professora, Ana Paula Gelli de Faria, com as professoras Andrea Luizi-Ponzo e Laís Rossi Portella, todas do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF.
A oficina oferece 15 vagas e é aberta ao público em geral. As inscrições podem ser feitas on-line pelo site do Jardim Botânico (ufjf.br/jardimbotanico) ou diretamente por meio do formulário de inscrição disponível neste link.
A oficina conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O Jardim Botânico da UFJF está situado na Rua Coronel Almeida Novais, s/n, Bairro Santa Terezinha.