Esta semana no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terá desde produção artesanal de repelentes naturais à capacitação sobre fotografia de natureza. Ao todo, são três oficinas com atividades práticas, uma manhã dedicada a relaxamento e um encontro sobre criatividade e inovação. Todos os cinco eventos são gratuitos e ocorrem desta quarta, 24, a domingo, 28. Confira abaixo.
Repelentes
O professor Daniel Pimenta, do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, será o responsável pela oficina “Produção Artesanal de Repelentes Naturais”, nesta quarta, 24. O foco serão explicações sobre plantas medicinais e a demonstração sobre como fazer repelentes utilizando as plantas citronela e alfavaca-cravo.
As duas espécies são cultivadas, sob coordenação do professor, no Horto de Plantas Medicinais do Jardim Botânico. Para esta atividade, não é preciso fazer inscrição. Qualquer pessoa interessada basta comparecer ao horto do Jardim, às 9h, localizado atrás do Centro de Pesquisa.
A iniciativa faz parte do projeto de extensão universitária “Sociobiodiversidade: explorando recursos vegetais no Jardim Botânico da UFJF e no Assentamento Dênis Gonçalves”. Nas ações do projeto relacionadas ao horto, o professor tem conversado periodicamente com moradores de bairros do entorno do Jardim, tais como Santa Terezinha, Alto Eldorado e Bairro Industrial. Os encontros são abertos a novos interessados.
Criatividade e Inovação
No dia seguinte, 25, começa a Semana da Criatividade e Inovação de Juiz de Fora, com atividades até o próximo sábado, 27 de abril, em três locais do município. O Jardim sediará o evento, no último dia, com elaboração de manifesto criativo, às 9h. Na sequência, às 11h, haverá roda de conversa sobre o tema “Cidade Transformadora: mecanismos de fomento em Juiz de Fora”, com representantes do poder público local.
O objetivo da Semana é proporcionar um espaço de vivência e diálogo sobre mecanismos de fomento e trocas de experiências relacionadas a comunidades saudáveis, com foco na articulação entre cultura, empreendedorismo e tecnologia. Busca-se identificar e potencializar iniciativas de utilidade pública em Juiz de Fora, promovendo a conexão entre o setor privado, público e a sociedade civil.
As inscrições no evento são gratuitas, abertas ao público em geral, e podem ser feitas pelo site sympla.com.br.
Confira a programação completa da Semana.
Foto
Quem deseja apurar o olhar sobre a biodiversidade do Jardim Botânico e de outros espaços verdes terá a oportunidade de participar da 2ª Oficina de Fotografia de Natureza, com o fotógrafo Helcio Laval, que possui um perfil no Instagram com quase todas as 1.200 fotos e vídeos produzidos no Jardim, onde trabalha.
A capacitação ocorre nesta sexta, 26, com as 15 vagas gratuitas já preenchidas. A organização é da Biociclos, empresa júnior do curso de Ciências Biológicas da UFJF.
Abelhas nativas
No sábado, 27, além das atividades da Semana de Criatividade e Inovação, o Jardim terá a oficina “O que tem nesse mel”, em que os participantes conhecerão sobre a produção de mel das abelhas nativas ou sem ferrão, características de grãos de pólen utilizadas por essas espécies, entre outros pontos a serem abordados. Será possível também observar as etapas de preparação de amostras de méis produzidos pelas abelhas do próprio Meliponário de Abelhas Nativas, recém-inaugurado no Jardim Botânico. A partir dessas amostras, será feita análise de grãos de pólen.
A oficina será ministrada pela coordenadora do Meliponário e professora, Ana Paula Gelli de Faria, e as docentes Andrea Luizi-Ponzo e Laís Rossi Portella – todas do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF.
São dez vagas gratuitas destinadas ao público em geral, não vinculado à UFJF. Inscrições on-line, pelo site do Jardim Botânico (ufjf.br/jardimbotanico) ou por meio deste link: formulário de inscrição para o público externo à UFJF.
Outras cinco vagas são para estudantes e profissionais da UFJF (docentes, técnico-administrativos em educação e terceirizados). As inscrições devem ser feitas on-line, pelo site do Jardim Botânico (ufjf.br/jardimbotanico) ou por meio deste link: formulário de inscrição para o público vinculado à UFJF.
A oficina tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Relaxamento
Depois de uma semana de atividades, o domingo pede descanso. Em meio a palmeiras-juçara e com vista para um lago fica melhor. Por isso, o Jardim receberá pela primeira vez a Manhã Relax, com Sheila Paiva e Edu Lima, neste domingo, 28.
Será uma oportunidade para desacelerar com desenvolvimento de técnicas para o bem-estar, roda de conversa e piquenique coletivo. Os organizadores pedem aos participantes para levarem um lanche para ser compartilhado e canga para sentar no chão.
Não é necessário se inscrever na Manhã Relax. Para participar, basta aguardar na portaria de entrada de visitantes do Jardim, que será o ponto de encontro, às 8h. As atividades terminam às 11h.
Outras informações:
(32) 2102-6336 – Jardim Botânico da UFJF
jardimbotanico@ufjf.br
Instagram: jardimbotanicoufjf
Facebook: jardimbotanicoufjf
Youtube: jardimbotanicoufjf