Fechar menu lateral

Jardim Botânico recebe aula gratuita de yoga neste sábado, 15

Professora Aline Moreira apresentará técnicas da prática milenar do yoga neste sábado, 15 (Foto: Arquivo pessoal)

Professora Aline Moreira apresentará técnicas da prática milenar do yoga neste sábado, 15 (Foto: Arquivo pessoal)

A manhã deste sábado, 15, será uma oportunidade para conexão interna e com a natureza do Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O espaço terá uma aula de yoga, em que serão praticadas técnicas de respiração, posturas, chamadas de asanas, relaxamento e apresentadas noções filosóficas dessa prática milenar. A atividade gratuita e sem necessidade de inscrição irá ocorrer, às 9h, no deck do segundo lago do Jardim. Em caso de chuva, será em ambiente fechado do Jardim. 

A prática será ministrada pela professora de yoga Aline Moreira, que atua há sete anos na área. Seu trabalho permeia aulas, cursos de autoconhecimento e de formação de professores. Aline também é convidada como professora em retiros e imersões de reconexão. Conforme a professora, “compartilhar o yoga com leveza, simplicidade e alegria” é seu dharma – termo que pode significar “missão de vida”. Esta será a segunda vez que Aline realiza a aula no Jardim. A última ocorreu em abril. 

De acordo com o diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira, a aula de yoga  integra um conjunto de ações do programa ambiental em curso no local. Diversas ações de extensão universitária e de cultura estão sendo promovidas pelo espaço, como Manhã Ambiental, oficina de horta urbana e apresentação musical do “Som na Mata”, realizadas nos últimos meses.

Jardim Botânico
Mais de 500 espécies botânicas já foram registradas, no Jardim Botânico da UFJF, incluindo exemplares nativos da Floresta Atlântica, como a palmeira-juçara, e exóticos, tal como a palmeira Raphia farinifera, de Madagascar. O local é também um abrigo para a fauna local e migratória, com destaque para biguás, tucanos, quatis e jacus.

O visitante pode caminhar nas alamedas do Jardim, na Trilha da Juçara e nos decks de dois lagos. Além disso, pode conhecer a Casa-sede, com galerias de arte e linha do tempo sobre a história do lugar; a Casa de Educação Ambiental, com painel sobre o “causo da onça-pintada”; o Laboratório Casa Sustentável, composta por um circuito de cômodos com orientações e curiosidades sobre conforto ambiental, arquitetura bioclimática e eficiência energética; e o bromeliário e orquidário.

O funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h, com última entrada às 16h. A visitação é gratuita e sem necessidade de agendamento. Escolas podem reservar vagas para visitas orientadas, com foco em educação ambiental, por meio do site ufjf.br/jardimbotanico

O Jardim Botânico UFJF fica na Rua Coronel Almeida Novais, s/nº, no Bairro Santa Terezinha, em meio à Mata do Krambeck.

Outras informações:
ufjf.br/jardimbotanico
(32) 2102-6336
jardimbotanico@ufjf.br

Siga o Jardim nas redes sociais:
Instagram: jardimbotanicoufjf
Facebook: jardimbotanicoufjf
Youtube: jardimbotanicoufjf