Jardim Botânico abre inscrições para visitação escolar gratuita

Alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio podem participar das vistas, que possuem roteiros adaptados a cada faixa etária

Que tal proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizado prático em um ambiente verde, repleto de biodiversidade? No Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), as paredes e carteiras da sala de aula dão lugar à mata preservada.

Escolas interessadas nessa experiência podem agendar visitas ao espaço para os meses de agosto, setembro e outubro. Serão disponibilizadas 94 vagas ao longo desses três meses, por meio de formulário eletrônico, no site do Jardim Botânico, na seção “Escolas e Grupos”. As visitas são gratuitas e ocorrem de terça a sexta-feira, em dois horários: das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Cada escola, de Juiz de Fora ou de outros municípios interessados, pode reservar até quatro datas no calendário. As vagas geralmente se esgotam com rapidez, mas não há prazo para inscrição. O Jardim irá divulgar posteriormente as vagas para os meses seguintes.

Roteiros
As visitas são orientadas, conduzidas pelos monitores de educação ambiental do Jardim. São dois tipos de roteiros: temáticos, adequados para diferentes faixas etárias; e livres, que podem ser personalizados de acordo com as preferências do professor.

Os roteiros temáticos incluem “Grandes Grupos Vegetais”, recomendado para alunos acima de 14 anos, “Etnobotânica” e “Relações Ecológicas”, ambos adequados para alunos de 10 anos, e “Contos e Lendas da Floresta”, voltado para o público infantil. As visitas orientadas são parte do projeto de extensão “Implementação das Ações de Educação Ambiental no Jardim Botânico da UFJF”.

Além destes roteiros, os visitantes podem incluir uma visita à Casa-sede, que abriga galerias de arte e uma linha do tempo que conta a história do Jardim. Outra opção é visitar o Laboratório Casa Sustentável, que possui um circuito de cômodos com informações e curiosidades sobre conforto ambiental, arquitetura bioclimática e eficiência energética. Essa atividade é recomendada para adolescentes acima de 14 anos.

De acordo com o diretor do Jardim Botânico e coordenador do projeto de extensão, Breno Moreira, as visitas permitem aos estudantes e professores a oportunidade de conhecer melhor a sociobiodiversidade local e estabelecer uma conexão íntima com a floresta.

ufjf.br/jardimbotanico
Instagram: jardimbotanicoufjf