Fechar menu lateral

Conhecer e valorizar: lideranças locais visitam Jardim Botânico e Mamm

Lideranças locais foram recebidas pelo reitor Marcus David no Jardim Botânico (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Como valorizar o que Juiz de Fora possui? Uma das formas é percorrer os espaços presencialmente, acompanhados de especialistas na área, e divulgá-los. Foi esse tipo de ação que lideranças locais reunidas realizaram, na manhã desta quinta-feira, 6, no Jardim Botânico e no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora. A visita foi organizada pela Associação Comercial do município e pela própria UFJF.

“Foi uma oportunidade para conhecerem o quanto o Jardim Botânico investe em educação ambiental, pesquisas e ensino”, frisou o reitor Marcus David. O Jardim já recebeu mais de 35 mil visitantes, em 2023, e atendeu, nesse ano, cerca de cem escolas por meio do programa que atende grupos, de terça a sexta, em dois horários diários. O agendamento on-line de visita escolar para agosto, setembro e outubro já foi aberto com 94 vagas, por meio do site ufjf.br/jardimbotanico.

Mata do Krambeck, da qual o Jardim faz parte, oferece diversos serviços ecológicos, como manutenção de mananciais e qualidade do ar (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Para o presidente da Associação Comercial de Juiz de Fora, Aloísio Barbosa, as visitas a espaços da cidade é uma forma de o empresariado tomar conhecimento, in loco, do potencial de Juiz de Fora e das atividades que são desenvolvidas, a fim de valorizá-los e divulgá-los. “A partir da visita, divulgamos em canais de outras entidades estaduais e nacionais, como a Federaminas e a CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.”

A presencialidade é essencial, como também reforça a pró-reitora adjunta de Extensão, Fernanda Sousa: “Precisamos trabalhar constantemente a aproximação com todos os segmentos da sociedade. A visita ao local, a presencialidade, o convívio, são uma experiência diferenciada. É importante falar do Jardim, mas também é importante ocupá-lo, estar nele, vê-lo acontecendo.”

Há muito a ser visto nesse fragmento de Floresta Atlântica: são mais de 500 espécies botânicas registradas, incluindo espécies raras, como a palmeira-jussara, cactos, orquídeas e outros exemplares. O Jardim possui ainda uma Casa-sede, com galerias de arte e linha do tempo sobre a história do lugar; Casa de Educação Ambiental, com o painel sobre o “causo da onça-pintada”; Laboratório Casa Sustentável, que possui um circuito de cômodos com orientações e curiosidades sobre conforto ambiental, arquitetura bioclimática e eficiência energética; Trilha da Jussara; dois lagos com deck; bromeliário e orquidário.

‘Este lugar é abençoado, lindíssimo’, afirmou a prefeita Margarida Salomão (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Como parte da Mata do Krambeck, toda essa área florestal oferece diversos serviços ecológicos à cidade, favorecendo a manutenção da qualidade do ar, da água e sendo abrigo para a fauna, conforme listou o diretor do Jardim, Breno Moreira. Mas como a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT) destacou: “Não adianta contar, tem que ver. Este lugar é abençoado, lindíssimo. E não poderia estar em melhores mãos”, referindo-se à UFJF.

O então deputado federal Júlio Delgado (PV) foi uma das lideranças políticas que auxiliou a passagem do então Sítio Malícia, nome dado à área antes de se tornar um jardim botânico, sob risco de se tornar um condomínio particular para ser um espaço público vinculado e gerido pela UFJF. “Os 75 lotes do condomínio já estavam marcados. Vocês podem imaginar a quantidade de árvores que seriam retiradas ao redor do lago principal”, lembra Delgado. Saiba mais sobre a história do Jardim.

Também participaram da visita, representantes do Sindicato Rural de Juiz de Fora, da Prefeitura de São João Nepomuceno, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg – Regional Zona da Mata), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), da imprensa, da empresa júnior da Faculdade de Administração da UFJF, Campe Consultoria Jr. e do Rotary Internacional.

Veja imagens da visita:

Visitação pública

Jardim Botânico funciona de terça a domingo, com entrada gratuita (Foto: Alexandre Dornelas)

O funcionamento do Jardim Botânico da UFJF é de terça a domingo, das 8h às 17h, com última entrada até 16h. A visitação é gratuita e sem necessidade de agendamento. Escolas podem reservar vagas para visitas orientadas, com foco em educação ambiental, por meio do site ufjf.br/jardimbotanico.

O Jardim Botânico UFJF está localizado na Rua Coronel Almeida Novais, s/nº, no Bairro Santa Terezinha, em meio à Mata do Krambeck.

Outras informações:
ufjf.br/jardimbotanico
jardimbotanico@ufjf.br
(32) 2102-6336

Siga o Jardim Botânico nas redes sociais
Instagram: jardimbotanicoufjf
Facebook: jardimbotanicoufjf
Youtube: jardimbotanicoufjf