Fechar menu lateral

Jardim Botânico recebe oficina gratuita sobre hinduísmo e suas vivências

Professor de yoga Paulo Vieira abordará a história e os princípios do hinduísmo, que tem o yoga como uma das práticas (Foto: Arquivo Pessoal)

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz Fora (UFJF) irá ofertar uma oficina com o tema “O Hinduísmo através de suas escrituras”. A atividade será realizada no dia 17 de junho, na Casa de Educação Ambiental, das 9h às 11h. Não é necessário fazer inscrição prévia.

A apresentação será conduzida pelo professor de yoga Paulo Vieira, que abordará conteúdos teóricos e experiências práticas voltadas para a compreensão do hinduísmo, a partir de textos relacionados à prática de yoga e espiritualidade. O objetivo é capacitar os participantes a aplicar esses conhecimentos em seu dia a dia, a fim de melhorar a qualidade de vida e a saúde mental.

Paulo Vieira iniciou sua jornada na filosofia indiana com a prática regular de yoga em 2009. Em 2015, formou-se como instrutor pela Yoga Alliance USA, tendo estudado com renomados professores, como Amy Ippoliti, Desiree Rumbaugh, Anthony Bougart e Katie Silcox. Desde então, Vieira tem conduzido workshops sobre hinduísmo e os conceitos religiosos nos Estados Unidos e no Brasil, principalmente direcionados a professores e estudantes de yoga.

Para o instrutor, que fará uma apresentação histórica sobre a evolução da religião ao longo do tempo, a filosofia do hinduísmo se resume à busca do autoconhecimento. “É a partir disso que você pode representar o seu papel na sociedade, sua relação com as outras pessoas, a vida e a natureza”, pontua Vieira.

De acordo com o diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira, a ideia da oficina surgiu de forma colaborativa, a partir do objetivo de possibilitar que o Jardim Botânico tenha protagonismo no diálogo entre a comunidade e o meio acadêmico.

“Partindo dessa premissa, estamos buscando e acolhendo parceiros que desenvolvam trabalhos relacionados a diferentes temáticas que conversam com os objetivos, princípios e diretrizes do nosso espaço, como, por exemplo, a busca de uma conexão com a floresta, a conservação da biodiversidade, as diferentes formas de se trabalhar educação ambiental, a ecopsicologia, entre outros temas que podem contribuir para despertar em nossos visitantes uma consciência ecológica ativa”, explica Moreira.

O hinduísmo

Filosofia do hinduísmo está relacionada à busca de autoconhecimento (Foto: Arquivo Pessoal)

Considerada a terceira maior religião do mundo, com mais de 1 bilhão de seguidores, o hinduísmo é uma das tradições religiosas mais antigas com registros históricos. Representa uma fusão e uma síntese de diversas culturas e tradições indianas desenvolvidas ao longo do tempo. O hinduísmo é praticado principalmente na Índia, no Nepal e na Indonésia.

As práticas e os rituais hindus variam de região, mas a maior parte dos seguidores realiza ao menos um ritual diariamente, como o puja, que é a oferenda aos deuses. Entre as práticas hindus está incluído o Yoga, o tantra e a meditação, como formas de harmonizar a energia entre o corpo e a mente.

A entonação de mantras faz parte dos rituais, assim como é rotineiro que os hindus façam a veneração na alvorada, os rituais de purificação e as peregrinações a locais sagrados, como o Rio Ganges, na Índia.

Outras informações:
(32) 2102-6336
jardimbotanico@ufjf.br
ufjf.br/jardimbotanico

prvieira@yahoo.com

Siga o Jardim Botânico nas redes sociais:
Instagram: @jardimbotanicoufjf
Facebook: @jardimbotanicoufjf
Youtube: jardimbotanicoufjf