Abertas 98 vagas para visita escolar no Jardim Botânico da UFJF

visita da escola estadual_rubem_esteves_ruffo_ao_jardim_botanico_2023

Escolas podem optar por visita a espaços abertos e fechados do Jardim, como a Casa-sede com exposição sobre os povos Maxakali (Foto: E.E. Rubem Esteves Ruffo)

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu 98 vagas para escolas de Juiz de Fora e de qualquer outra cidade participarem do programa de educação ambiental, que oferece visitas gratuitas ao local.

O agendamento pode ser feito para maio, junho ou julho. As visitas ocorrem de terça a sexta-feira, no horário de preferência do grupo, das 8h às 11h ou das 13h às 16h, com a orientação de monitores de educação ambiental do Jardim.

Para garantir uma vaga, basta ler as orientações, no site do Jardim, na seção “Escolas e Grupos” (ufjf.br/jardimbotanico), e preencher o formulário on-line.

Não há prazo final para agendamento, as vagas ficam disponíveis até serem preenchidas, o que tem ocorrido com relativa rapidez. Cada escola pode reservar até quatro datas – o limite é para que mais instituições possam participar. Podem se inscrever instituições públicas ou privadas.

Periodicamente, o Jardim abre vagas para agendamento: outras 78 vagas já foram ofertadas de fevereiro a abril e mais oportunidades serão abertas posteriormente, com cerca de um mês antes de cada trimestre.

Roteiros

visita escola jardim botanico ufjf - Foto_Helcio_Laval

Jardim possui sala de aula diferente: a Sala de Aula no Mato (Foto: Helcio Laval)

Os grupos são orientados pelos monitores de educação ambiental do Jardim Botânico, em um dos roteiros temáticos sugeridos, de acordo com a faixa etária, ou em um roteiro livre, aberto a qualquer idade e ao conteúdo direcionado pelo professor.

Os roteiros temáticos são: “Grandes Grupos Vegetais” (indicado para alunos acima de 14 anos), “Etnobotânica” (10 anos), “Relações ecológicas” (10 anos) e “Contos e lendas da Floresta” (público infantil). As visitas orientadas ocorrem por meio do projeto de extensão “Implementação das Ações de Educação Ambiental no Jardim Botânico da UFJF”.

É possível também incluir uma visita à Casa-sede, com galerias de arte e linha do tempo sobre a história do Jardim, e ao Laboratório Casa Sustentável, que possui um circuito de cômodos com orientações e curiosidades sobre conforto ambiental, arquitetura bioclimática e eficiência energética, indicado para adolescentes acima de 14 anos.

Um dos objetivos da visita é destacar as interações e a conexão dos visitantes com a floresta e a sua importância ecossistêmica para a região. “Os estudantes e professores podem conhecer melhor a nossa sociobiodiversidade e realizar uma conexão íntima com a floresta do Jardim Botânico”, destaca o diretor do  Jardim Botânico e coordenador do projeto de extensão, Breno Moreira.

Outras informações:

ufjf.br/jardimbotanico