Jardim Botânico abre 78 vagas para visita escolar de fevereiro a abril

jardim botanico ufjf visita escolar foto raul mourao ufjf

O formulário para agendamento das visitas escolares ao Jardim Botânico da UFJF já está disponível. São 78 vagas para os próximos meses. (Foto: Raul Mourão UFJF)

Sabia que o jatobá já ajudou muita gente a sobreviver à escassez de alimentos? E que existe uma árvore conhecida como sabão-de-soldado? O que será que os bichos-preguiças gostam mais de comer? Essas e tantas outras perguntas irão ressoar novamente no Jardim Botânico da UFJF nos próximos meses. Isso porque estão abertas as inscrições para as visitas escolares gratuitas em 2023.

Escolas interessadas em levar seus estudantes para visitarem o Jardim, em fevereiro, março e abril deste ano, já podem fazer a reserva de datas. Foram abertas 78 vagas para visita escolar nesses três meses. Para o agendamento, basta acessar o link para o formulário no site do Jardim, na seção “Escolas e Grupos”: ufjf.br/jardimbotanico.

As visitas ocorrerão de 14 de fevereiro a 28 de abril, de terça a sexta, em dois horários, das 8h às 11h e das 13h às 16h.  Mais vagas nos meses seguintes serão abertas posteriormente.

Não há prazo final para agendamento, as vagas ficam disponíveis até serem preenchidas, o que tem ocorrido com relativa rapidez. Cada escola pode reservar até quatro datas – o limite é para que mais instituições possam participar. Podem se inscrever colégios de Juiz de Fora ou de qualquer outra cidade.

As escolas escolhem no ato da inscrição o roteiro de interesse. (Foto: Helcio Laval)

5 roteiros
Os grupos são orientados pelos monitores de educação ambiental do Jardim Botânico, em um dos roteiros temáticos sugeridos, de acordo com a faixa etária, ou em um roteiro livre, aberto a qualquer idade e ao conteúdo direcionado pelo professor.

Os roteiros temáticos são: “Grandes Grupos Vegetais” (indicado para acima de 14 anos), “Etnobotânica” (10 anos), “Relações ecológicas” (10 anos) e “Contos e lendas da Floresta” (público infantil). As visitas orientadas ocorrem por meio do projeto de extensão “Implementação das Ações de Educação Ambiental no Jardim Botânico da UFJF”.

Um dos objetivos é destacar as interações e a conexão dos visitantes com a floresta e a sua importância ecossistêmica para a região. “Os estudantes e professores podem conhecer melhor a nossa sociobiodiversidade e realizar uma conexão íntima com a floresta do Jardim Botânico”, destaca o vice-diretor do  Jardim Botânico e coordenador do projeto de extensão, Breno Moreira.

É possível também incluir uma visita à Casa-sede, com galerias de arte e linha do tempo sobre a história do Jardim, e ao Laboratório Casa Sustentável, que possui um circuito de cômodos com orientações e curiosidades sobre conforto ambiental, arquitetura bioclimática e eficiência energética, indicado para adolescentes acima de 14 anos.

As visitas são sempre guiadas por monitores de Educação Ambiental. (Foto: Helcio Laval)

“Trata-se de uma experiência única, que, além de auxiliar os professores a demonstrar na prática o conteúdo visto em sala de aula, colabora para que cada estudante possa se envolver e desenvolver novas formas de pensar sobre o meio ambiente e práticas socioambientais sustentáveis”, ressalta Moreira.

Acesse aqui o formulário para o agendamento escolar

Outras informações:

ufjf.br/jardimbotanico