Jardim Botânico abre 40 vagas para visita escolar em novembro e dezembro

visita escolar_educacaoambiental_JardimBotanicoUFJF_Foto_PaulaNeto

Cenas como esta são esperadas também nos próximos meses com as visitas orientadas por monitores de educação ambiental (Foto: Paula Neto)

Escolas interessadas em levar seus estudantes para visitarem o Jardim Botânico da Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF), em novembro e dezembro deste ano, já podem fazer a reserva de datas. Foram abertas 40 vagas para visita escolar gratuita nesses dois meses. Para o agendamento, basta acessar o formulário on-line no site do Jardim, na seção “Escolas e Grupos”.

Não há prazo final para agendamento, as vagas ficam disponíveis até serem preenchidas, o que tem ocorrido com rapidez. Cada escola pode reservar até quatro datas – o limite é para que mais instituições possam participar. Podem se inscrever colégios de Juiz de Fora ou de qualquer outra cidade.

As visitas ocorrerão de 3 de novembro a 16 de dezembro, de quarta a sexta, em dois horários, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Os grupos são orientados pelos monitores de educação ambiental do Jardim Botânico, em um dos roteiros temáticos sugeridos, de acordo com a faixa etária, ou em um roteiro livre, aberto a qualquer idade e ao conteúdo direcionado pelo professor. Os roteiros temáticos são: “Grandes Grupos Vegetais” (indicado para acima de 14 anos), “Etnobotânica” (10 anos), “Relações ecológicas” (10 anos) e “Contos e lendas da Floresta” (público infantil).

É possível também incluir uma visita à Casa-sede, com galerias de arte, e ao Laboratório Casa Sustentável, que possui um circuito de cômodos com orientações e curiosidades sobre conforto ambiental, arquitetura bioclimática e eficiência energética.

As visitas orientadas ocorrem por meio do projeto de extensão “Implementação das Ações de Educação Ambiental no Jardim Botânico da UFJF”. Um dos objetivos é destacar as interações e a conexão dos visitantes com a floresta e a sua importância ecossistêmica para a região.

“Trabalhamos ativamente na formação contínua dos nossos monitores, para que estejam aptos a discutir os temas de relevância e atuais nas áreas relacionadas ao meio ambiente. Dessa forma, as visitas escolares possuem um aspecto imersivo, que propicia aos estudantes construir conhecimentos práticos e teóricos que vão acompanhá-los em suas vivências e direcionar tomadas de decisão que auxiliem na conservação de nossa biodiversidade, tão ameaçada nos dias atuais”, explica o vice-diretor do Jardim, Breno Moreira.

Acesse aqui o formulário para o agendamento escolar

Outras informações:
ufjf.br/jardimbotanico