Fechar menu lateral

Confira o funcionamento do Jardim Botânico no Carnaval

jardim_botanico_ufjf_criancas

Jardim Botânico fica aberto durante todo o fim de semana do Carnaval 2022

Para quem gosta de curtir a tranquilidade da floresta ou ouvir o “bloco” das maritacas, tucanos e japus, o Jardim Botânico da UFJF é uma opção para o fim de semana de Carnaval. 

Nestas sexta, 25, sábado, 26, e domingo, 27, o local estará aberto à visitação do público, em seu horário usual. Abrirá das 8h às 17h, sendo a última entrada de visitantes às 16h.  

Já na segunda, 28, e na terça, 1º, o local se encontrará fechado. Independentemente de feriados, a segunda-feira já tem sido o único dia da semana em que o Jardim não abre, seja para manutenção ou outras atividades internas. A reabertura na quarta, 2, ocorre normalmente, das 8h às 17h, com entrada até 16h.

Entrada gratuita
A visitação ao Jardim é gratuita e sem nenhum agendamento. Em decorrência das medidas de biossegurança, há o limite de 150 visitantes simultâneos, sendo estipulado o tempo de permanência em duas horas. 

O uso de máscara é obrigatório em todos os ambientes do Jardim, além da apresentação do cartão de vacina com esquema vacinal completo. É também aceito o comprovante emitido pelo aplicativo Conecte SUS.  

Para a segurança de todos os visitantes e funcionários, é disponibilizado álcool em gel na portaria e em banheiros, sendo necessário o distanciamento social. Além disso, o visitante deve levar a própria garrafa com água para uso dos bebedouros. Neste momento, piqueniques estão proibidos. 

O acesso de visitantes ao Jardim Botânico é exclusivo pela Rua Coronel Almeida Novais s/nº, no Bairro Santa Terezinha, próximo à curva entre essa via e a Rua Santa Terezinha.

Mata Atlântica em área urbana
O Jardim Botânico da UFJF integra um dos maiores remanescentes de Floresta Atlântica, em área urbana do Brasil, a Mata do Krambeck. Mais de 500 espécies vegetais já foram identificadas na área do Jardim, entre plantas nativas, ornamentais, populações raras ou em extinção, como pau-brasil e ipê roxo. 

Este fragmento florestal secundário, fruto de regeneração, é ainda um importante abrigo para a fauna local, possui nascentes e contribui para a regulação de diversos serviços ambientais, com o microclima da região.

Em um ambiente de beleza cênica, o visitante poderá trocar saberes e compreender os usos, as relações ecológicas e as dimensões culturais que envolvem um dos biomas mais ameaçados do Brasil.

Outras informações:

(32) 3224-6725
ufjf.br/jardimbotanico

Siga o Jardim Botânico nas redes sociais

Instagram: @jardimbotanicoufjf
Facebook: jardimbotanicoufjf
Youtube: jardimbotanicoufjf