Levantamento identifica 14 espécies de abelhas sem ferrão no Jardim Botânico

Abelhas mandaçaias (Melipona quadrifasciata anthidioidesestão) entre as 14 espécies encontradas no Jardim (Foto: João Luís Lobo/Entre Espinhos e Ferrões)

Abelhas mandaçaias estão entre as 14 espécies encontradas no Jardim (Foto: João Luís Lobo/Entre Espinhos e Ferrões)

Professores e estudantes da UFJF publicaram uma lista com 14 espécies de abelhas sem ferrão identificadas no Jardim Botânico.

Conforme os autores do projeto, a quantidade de espécies encontrada “reflete uma diversidade impressionante nesse fragmento florestal urbano”.

O levantamento foi publicado no “The Fields Guide Initiative”, que é parte do Museu Field, de Chicago (EUA), voltado às ciências naturais.

A publicação foi realizada pelos estudantes e professores Bruno Corrêa Barbosa, João Luís Lobo Monteiro de Castro, Samuel Júlio Lima dos Santos, Pietra Franck Malfitano e Ana Paula Gelli de Faria.

Baixe o guia, disponível em inglês, com fotos e em pdf.