Fechar menu lateral

Jardim Botânico volta a receber visitantes a partir desta sexta, 17

jardimbotanico-mariaotaviarezende-ufjf

Jardim reabre as portas nesta sexta, 17, às 8h, com 150 visitantes por vez (Foto: Maria Otávia Rezende/UFJF)

A saudade que já criava raízes agora poderá ser colhida e transformada em reencontros. O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reabrirá suas portas para visitação nesta sexta, 17. 

Seguindo protocolos de biossegurança contra Covid-19, esse espaço público em meio à Mata do Krambeck passará inclusive a funcionar aos sábados – dia que ficava fechado antes da interrupção na pandemia. O novo funcionamento será de terça a domingo, das 8h às 17h, com última entrada às 16h. A visitação é gratuita e sem agendamento. 

Entre as medidas de preservação e conservação do Jardim Botânico, que é um remanescente de Mata Atlântica, bem como de biossegurança, foi estabelecido limite de presença simultânea de 150 visitantes no Jardim – antes eram permitidos 300. O tempo de permanência estipulado é de duas horas.

Com a reabertura, o visitante tem à disposição um ambiente natural conservado, com mais de 500 espécies vegetais identificadas. Pode percorrer a Trilha da Juçara, permeada por palmeiras-juçaras e um conjunto de jabuticabeiras. E contemplar dois lagos com deck, pontilhados por centenas de ninfeias, que são plantas aquáticas, sob o olhar de gaviões-caramujeiros, tucanos, jacus e outras aves. Além disso, o público tem a oportunidade de observar e conhecer a diversidade da flora e da fauna em vida livre, como também de visitar o bromeliário e o orquidário em implantação.

“De maneira responsável, o Jardim Botânico poderá fornecer para toda a população de Juiz de Fora e região, um importante benefício social, possibilitando o acesso à biodiversidade e atividades ao ar livre, fundamentais para ampliar a qualidade de vida da população em um momento delicado. O contato com a natureza, com os sons e os aromas das florestas e áreas verdes do Jardim Botânico poderão agir como um oásis para a população, favorecendo a saúde mental e física dos visitantes”, ressalta o diretor em exercício do Jardim, Breno Moreira. 

“A abertura do Jardim Botânico neste momento para a comunidade externa significa muito: é o oferecimento de um espaço controlado, com condições de biossegurança adequadas que permitem à população de Juiz de Fora a relação com a sociobiodiversidade. Desse modo também, a universidade cumpre uma de suas funções sociais”, acrescenta a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra.

Uso de máscara e outros cuidados

aa

Reabertura traz oportunidade de observar a flora local, como a planta-símbolo do Jardim, a bromélia Portea petropolitana


Para que o Jardim continue reaberto, é preciso que todos sigam estas medidas: usar máscara, cobrindo boca e nariz, em todos os ambientes e durante toda a visita; usar álcool gel disponível na portaria e em banheiros e levar seu próprio álcool gel. Além disso, deve levar sua própria garrafa d’água – há bebedouros para recarregá-las; e respeitar o distanciamento social. No momento, piqueniques não estão permitidos. 

Essas novas determinações somam-se a orientações anteriores de segurança. Por ser uma área remanescente de floresta, é preciso tomar cuidado com queda de galhos e animais silvestres, incluindo peçonhentos, como algumas espécies de cobras e aranhas. Sendo assim, a recomendação é usar calçado fechado, calça, boné e outros itens de proteção individual. É importante ainda observar onde por a mão, pisar e assentar. E não é permitida a entrada de animais domésticos, por segurança e para evitar interação com animais silvestres. Veja a lista completa de recomendações no site do Jardim Botânico.

“O engajamento e a colaboração do público visitante para o cumprimento das determinações e orientações serão fundamentais para garantir o funcionamento com segurança para todos”, frisa Breno Moreira, uma vez que o Jardim seguiu um rigoroso planejamento organizacional a fim de atender todas as normas de biossegurança ditadas pelo Comitê de Monitoramento e Orientação de Condutas da UFJF sobre o Novo Coronavírus. “Servidores e colaboradores que atendem diretamente o público foram capacitados para lidar com a nova situação. O Jardim adquiriu itens para segurança sanitária e equipamentos de proteção individual para as equipes, além de instalar sinalização para orientar o público sobre as normas de visitação e biossegurança”, explica.

Suspensões
Devido às restrições de biossegurança e normas do Comitê, a reabertura ocorre com estas alterações temporárias: a Casa-sede com galerias de arte e o Laboratório Casa Sustentável estão fechados; as visitas escolares ou de grupos acima de seis pessoas e a realização de ensaios fotográficos estão suspensas. 

Para a reabertura desses espaços, é necessária a presença de educadores ambientais. Neste momento, normas da UFJF e do município de Juiz de Fora não permitem determinadas atividades presenciais de estudantes. Quando for estipulada previsão de retorno, haverá divulgação. 

Como chegar

“As principais decisões do Jardim Botânico são, também, discutidas no Conselho Comunitário, que abarca representantes da sociedade”, explica o diretor do JB, Gustavo Soldati (Foto: UFJF)

Lago maior do Jardim é pontilhado por centenas de ninfeias, que são plantas aquáticas (Foto: Leandro Mockdece/UFJF)

O acesso de visitantes ao Jardim Botânico UFJF é exclusivo pela Rua Coronel Almeida Novais s/nº, no Bairro Santa Terezinha, próximo à curva entre essa rua e a Rua Santa Terezinha.

Não há estacionamento próprio. Há opções privadas nos arredores. O Jardim dispõe de bicicletário com dez baias para guardar a bicicleta com cadeado trazido pelo usuário. Todo o percurso interno é realizado a pé.

Duas linhas de ônibus urbanos param próximo da entrada do Jardim Botânico: são a 111 e a 112 – Santa Terezinha/Mundo Novo. Desça no ponto final.

Ações antes da reabertura
Desde o início da pandemia até o momento atual, o Jardim Botânico manteve suas atividades administrativas. Levando em consideração as adversidades enfrentadas neste cenário, foram priorizadas a implementação de obras de infraestrutura, como a finalização dos canteiros do Orquidário e Bromeliário, reparos em trechos críticos de pavimentação e melhoria de sistemas de escoamento. “Ainda houve expansão de coleções botânicas com destaque para as de plantas das famílias Orchidaceae e Bromeliaceae. Entre outras ações, também se destacam a estruturação do sistema de gestão, levando em consideração as ações recomendadas pelo processo de Auditoria Interna realizado em 2019; e a capacitação de educadores ambientais através de cursos e oficinas on-line”, lista o diretor Breno Moreira.   

Serviço
Reabertura do Jardim Botânico UFJF
Nesta sexta, 17, às 8h
Funcionamento de terça a domingo, das 8h às 17h
Última entrada de visitantes às 16h
150 visitantes por vez

Endereço:
Rua Coronel Almeida Novais s/nº, no Bairro Santa Terezinha
(32) 3224-6475


Siga o Jardim nas redes sociais:

Instagram: @jardimbotanicoufjf
Facebook: @jardimbotanicoufjf
Youtube: jardimbotanicoufjf