Fechar menu lateral

Jardim Botânico comemora um ano com 52 mil visitas

jardim botanico ufjf visita escolar foto raul mourao ufjf

Jardim recebeu mais de 200 escolas desde 12 de abril de 2019 (Foto: Raul Mourão/UFJF)

Há um ano o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abria as portas para receber as primeiras de 52 mil visitas. Situado em um dos raros remanescentes de Mata Atlântica, o equipamento de extensão se firmou como espaço público de educação e de valorização da biodiversidade.

Desde 12 de abril de 2019, data que marcou a abertura dos portões do Jardim, os números demonstram o interesse da comunidade pelo espaço. Além das mais de 50 mil visitações, recebeu 210 escolas públicas e particulares; sediou 11 eventos de extensão e foi espaço para a realização de 34 aulas de campo de graduação e pós-graduação em 17 disciplinas. Tornou-se ainda um laboratório vivo para 13 pesquisas do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e recebeu três exposições artísticas. Vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex), mantém ainda 48 monitores de educação ambiental, dos quais 38 são bolsistas e 10 voluntários.

Números do Jardim Botânico no primeiro ano de funcionamento

Números do Jardim Botânico no primeiro ano de funcionamento

Para celebrar um ano de atividades, o Jardim irá promover uma série de bate-papos com pesquisadores por meio de lives em seu perfil no Instagram (@jardimbotanicoufjf). As conversas, ao vivo, irão da próxima segunda, 13, a sexta, 17, sempre às 11h. Os convidados apresentarão temas como biodiversidade e qualidade de vida, Covid-19 e ambiente, ecologia das doenças, educação ambiental e análise de um ano de abertura do Jardim. Os encontros ocorrem on-line porque o Jardim segue as recomendações de distanciamento social e está fechado à visitação.

Biodiversidade como direito

Os jardins botânicos são instituições seculares que abarcam entre suas funções contribuir para a conservação da biodiversidade. “Na Constituição Federal, a biodiversidade, assim como a saúde, o ensino e a segurança, também é um direito garantido a todos. Apesar de, no Brasil e no mundo, haver a tendência de ela ser privatizada, o Jardim oferece livre acesso, gratuito, para toda a população”, afirma o diretor do Jardim Botânico da UFJF, Gustavo Soldati. “Mesmo sendo um espaço para turismo e passeio, nosso foco sempre estará voltado para a educação, seja recebendo escolas, sediando eventos ou orientando os turistas em meio às visitações guiadas ou espontâneas”, completa.

De acordo com o reitor Marcus David, a data marca a celebração de um ano de funcionamento e a contribuição do espaço para Juiz de Fora e região. “O Jardim é muito importante não só por ser aberto ao público ou por ser um ambiente de valorização da natureza, mas por todos os projetos de ensino, pesquisa e extensão nele realizados. Infelizmente comemoramos com os portões fechados em função da pandemia, mas, tão logo passe, estará aberto novamente.”

Além de perceber o Jardim como um ambiente onde é possível à população exercer uma série de direitos, a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, diz que o equipamento extensionista simboliza um ponto de encontro dos pilares acadêmicos. “Assim como o encontro de pessoas em aprendizagem e o da natureza com o espaço urbano em interação muito positiva.”

Despertar a consciência ambiental

Manhã ambiental no Jardim Botânico (Foto: Rodrigo Milanni)

Manhã Ambiental foi um dos eventos sediados no Jardim (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

O espaço segue um Projeto Político Pedagógico de Educação Ambiental com diretrizes teóricas e institucionais para seu posicionamento como espaço coletivo de extensão universitária. Segundo o vice-diretor do Jardim, Breno Moreira, o Brasil vive retrocesso em relação à conservação e à preservação do ambiente. Assim o campo da educação ambiental tornou-se ainda mais um espaço de conflito, e o rumo tomado no presente definirá o futuro de toda a biodiversidade.

“No Jardim, desenvolvemos um projeto de educação ambiental crítico e forte para despertar em nossos visitantes a consciência ambiental e a percepção de que todos os seres vivos estão interligados e o valor do Jardim e da Mata do Krambeck na melhoria de nossa qualidade de vida”, ressalta Moreira.

O Jardim Botânico UFJF possui cerca de 85 hectares de área florestal e disponibiliza ao público o acesso a cerca de 10 hectares. Inclui trilhas, roteiros de visitação, lagos com decks, galerias de arte e Laboratório Casa Sustentável. “Os roteiros buscam mais do que descrever os nomes científicos e populares das espécies e sua importância econômica. Foram elaborados com o objetivo de valorizar os saberes campesinos, quilombolas, indígenas e tradicionais. Os pontos de visitação dos roteiros podem ser vistos como um grande quebra-cabeça que, quando unidas as peças, revela como os saberes ‘não acadêmicos’ são essenciais, associando ciência e conhecimento tradicional”, explica.

“Seguimos um Projeto Político Pedagógico que resgata o conceito de justiça ambiental – foco que ainda não vi em outro jardim botânico no Brasil. Nosso objetivo é conhecer para poder preservar. E, quando as crianças falam com nossos monitores que ali é o lugar mais bonito que já visitaram, isso me emociona demais”, acrescenta Gustavo Soldati.

Amor pela Mata

bicho-preguiça no Jardim Botanico UFJF - Foto Lucas Morgado

Soltura em sequência de bichos-preguiças também despertaram atenção do público (Foto: Lucas Morgado)

Apaixonado pela natureza, o estudante de Ciências Biológicas Lucas Morgado atua como monitor de educação ambiental, orientando grupos escolares e outros visitantes. Acredita que a experiência o permite aprimorar a didática e a atuação como futuro educador. “O aprendizado em um espaço não-formal me proporciona explorar novos métodos de ensino, mais dinâmicos e atrativos para os alunos. O contato constante com o ambiente natural também permite que eu melhore meus conhecimentos sobre todos os aspectos da biologia.”

Entre os espaços do Jardim, o que mais o atrai é a “Sala de Aula do Mato”, uma clareira com tocos de madeira, em círculo, usados como bancos. Morgado percebe o local como um ambiente sagrado, palco de diversos rituais indígenas que já ocorreram ali. “É um lugar para meditar e entrar em contato com a natureza. É o ambiente que exploramos muitas vezes com as crianças, onde têm a oportunidade de fugir, por alguns minutos, dos sons da cidade e escutar a natureza à volta.“

Durante as visitas, é possível apreciar espécies vegetais – são cerca de 500 -, exemplares da fauna em vida livre, como também fungos. Uma das apreciadoras é a biomédica Taís Mattos Ferreira, assídua fotógrafa do Jardim. “O que me faz gostar tanto é o contato com a natureza e a paz que o lugar emana. Minha melhor memória de lá foi o meu primeiro registro de aves: uma gralha do campo, em frente à Casa-sede. Ali me apaixonei pela fotografia de aves, o que traz um alento enorme.”

Amigos da Onça

Onca_pintada_jardim_botanico_ufjf__foto_Pedro_Nobre_UFJF_02052019

Onça-pintada circulou em áreas de Juiz de Fora e foi capturada no Jardim em maio (Foto: Pedro Nobre/UFJF)

Muitas histórias marcantes já foram vividas no Jardim Botânico, entre elas, as solturas de bichos-preguiças; a realização do evento Manhã Ambiental, e, sem dúvidas, um dos casos que mais mobilizou Juiz de Fora foi a aparição de uma onça-pintada. O felino foi capturado e levado para outra área florestal, onde, em março deste ano, foram instaladas câmeras fotográficas para tentar registrar a presença do animal, uma vez que o colar com GPS, colocado em seu pescoço, não emite mais sinais.

A professora Ana Lívia relembra o quanto foi importante manter contato com a comunidade do entorno, como associações de moradores, principalmente a do Bairro Santa Terezinha, e fortalecer parcerias com instituições para a resolução do caso. “Precisávamos preservar a vida do animal em extinção e cuidar da segurança dos habitantes da região. Isso nos possibilitou a criação de um vínculo positivo e o estreitamento de relações com toda aquela comunidade.”

De acordo com uma das moradoras do Santa Terezinha, Dagmar Ponte de Andrade, o fato de a comunidade ter acesso direto ao espaço para lazer e a práticas de atividades físicas, como caminhada, é um ganho coletivo. Reitera que, apesar de contratempos, os benefícios oferecidos pelo Jardim e o acesso fácil à Diretoria são bastantes satisfatórios.

Outras informações:
(32) 3224-6725 – Jardim Botânico
jardimbotanico@ufjf.edu.br

Siga o Jardim Botânico nas redes sociais
Instagram: @jardimbotanicoufjf
Facebook: @jardimbotanicoufjf

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF