Quando ocorrerem tempestades, rajadas de ventos, queda de raios e outras condições climáticas adversas – que têm sido frequentes, em Juiz de Fora, nas últimas semanas -, a Direção do Jardim Botânico da UFJF avaliará as circunstâncias de visitação e poderá optar pelo fechamento do local.
Os visitantes serão solicitados a saírem do Jardim ou, caso a retirada seja inviável, a procurarem abrigo na Casa-sede ou na Casa de Educação Ambiental.
O Jardim será reaberto após o temporal e o término da limpeza da área, se for necessária.
Essa medida é importante para a oferta de uma visita mais apropriada, prudente e confortável a este remanescente de Mata Atlântica. Cuidados como este também são tomados em outros espaços públicos.
Por isso, quando estiver armando chuva ou ela já tiver caído, a recomendação ao interessado em visitar é entrar em contato com o setor administrativo local para saber se as condições para recebê-lo estão mais adequadas. O telefone é (32) 3224-6725.
O horário habitual de funcionamento do Jardim é de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 17h. Última entrada às 16h. Visitação gratuita.