Jornada aborda captura de onça-pintada e comportamento sexual de animais

Evento conta com palestra do pesquisador Artur Andriolo, que liderou os esforços interinstitucionais para a proteção e captura do animal (Foto: Pedro Nobre/UFJF)

Por que o sexo é divertido? Essa é uma das questões levantadas pela 1ª Jornada de Etologia, uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). O evento acontece neste sábado, 31, e abordará temas que vão desde o comportamento sexual dos animais até o processo de monitoramento e captura da onça-pintada do Jardim Botânico.

O curso de um único dia oferece um ciclo de palestras variadas, que oferece aos participantes uma oportunidade de entrar em contato com diferentes áreas dentro do campo etológico – que estuda o comportamento animal. Os conteúdos apresentados também pretendem fazer interfaces com outras esferas das ciências biológicas, como a preservação ambiental e a medicina veterinária. “O Departamento de Zoologia da UFJF é a sede atual da Sociedade, então resolvemos realizar um evento aqui na cidade que difere das iniciativas regulares que promovemos”, explica o professor e presidente da Sociedade Brasileira de Etologia, Fábio Prezoto.

Prezoto é um dos palestrantes e traz consigo o mote “Por que o sexo é divertido?”. Com base na obra do biólogo norte-americano Jared Diamond, o professor irá abordar questões que tangem o comportamento sexual dos animais, traçando paralelos com os hábitos humanos. “A ideia é mostrar como nós nos diferenciamos em relação aos demais mamíferos, a partir do comportamento de outras espécies. É uma palestra mais curiosa e divertida, e tem como base o ponto de vista da biologia e da evolução.”

Uma onça no Jardim
Com a palestra “Tem uma onça no jardim!”, o pesquisador da UFJF, Artur Andriolo, detalha o processo de monitoramento e captura da aparição da onça-pintada no Jardim Botânico, que foi centro das conversas juiz-foranas no fim do mês de abril. Andriolo liderou os esforços interinstitucionais que visavam a proteção e captura do animal, além do bem-estar dos moradores da região.

“Vou contar a história do evento, destacando a importância da gestão de pessoas e de situações”, adiantou Andriolo. O pesquisador também aborda as últimas notícias da onça-pintada, que foi levada para uma nova área florestal, mais ampla e adequada, onde é monitorada por meio de GPS e de acompanhamento de uma equipe local. “Pelas últimas informações que obtivemos, ela estava caminhando bastante na região próxima à área de soltura.”

A programação ainda conta com a professora do Departamento de Zoologia da UFJF, Aline Cristina Sant’Anna, que debate como a etologia pode ajudar na melhoria do bem-estar de animais de fazenda; e o professor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), José Olímpio Tavares de Souza, com a palestra “Como os animais veem o mundo: o sentido da visão em diferentes espécies”.

Como participar
O evento acontece a partir das 8h e se estende até o fim da tarde, sendo realizado no auditório do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora no Campus Academia, localizado na Rua Halfeld, 1179. Os ingressos têm o preço de R$ 20,00 e as inscrições podem ser feitas através do formulário on-line, ou na hora do evento. A participação confere certificado da Sociedade Brasileira de Etologia. Além das palestras, os inscritos ainda poderão realizar visitas monitoradas ao Museu de Etnologia Indígena e História Natural Academia do CES/JF.