Jardim Botânico entra na roda de capoeira com 50 crianças

roda capoeira art-vida

Grupo Art-vida comemora 25 anos de atuação neste domingo, no Jardim (Foto: Art-Vida)

O gingado da capoeira vai imperar no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) neste domingo, 30. Rodeadas pela Mata do Krambeck, mais de 50 crianças do Grupo de Capoeira Art-Vida irão  apresentar esta expressão cultural brasileira, que mistura arte marcial, esporte, dança e música.

A atividade, com aula e roda, acontecerá no gramado, localizado após o lago principal, a partir das 10h. O evento, aberto ao público e gratuito, integra as celebrações dos 25 anos do coletivo.

Entre os sons dos berimbaus, pandeiros, atabaques e reco-recos, somados a sonoridade da fauna e flora locais, o educador físico e mestre de capoeira, Vagner Mendes, comenta que a escolha do Jardim Botânico está relacionada a um dos objetivos da capoeira. “Ela traz essa ideia de consciência de preservação do meio ambiente. Precisamos muito ter esse contato, inclusive, até o berimbau usado é feito a partir de árvores, então precisamos saber usar nossa natureza. Com isso, nosso objetivo é levar os alunos da escola para este lugar mágico. Tirá-los do mundo virtual e trazê-los para esse espaço.”

Segundo o vice-diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira, a missão do espaço de preservação ambiental é conectar o povo com a floresta. “A capoeira, como arte ancestral, dialoga diretamente com o conceito de sociobiodiversidade que buscamos difundir. Por isso, atividades como esta devem ser incentivadas como forma de explorar as diferentes potencialidades do espaço”, explica.

Organização
O Instituto Art-Vida teve início em 20 de julho de 1994. Tem como presidente e fundador o mestre de capoeira e educador físico, Vagner Mendes. Há mais de 25 anos, realiza trabalhos de capoeira em várias escolas públicas, particulares, organizações não-governamentais, academias e voluntariados. A finalidade é apresentar a atividade em seus múltiplos aspectos, contribuindo com a prática e a difusão do esporte e, também, com a história da capoeira, reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.

Siga o Jardim Botânico nas redes sociais:

Instagram: @jardimbotanicoufjf

Facebook: @jardimbotanicoufjf