Por integrar uma das maiores áreas remanescentes de Floresta Atlântica do Brasil, em área urbana, o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também possui uma atração peculiar que é a rota de aves migratórias. A fim de registrar e conhecer a diversidade local, o Jardim foi escolhido para sediar o Encontro de Observadores de Aves, neste domingo, 30, a partir das 6h, com atividade prática e bate-papo sobre o tema (veja abaixo a programação completa).
O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição, aberto ao público interessado em iniciar a atividade ou que já tenha iniciado. A recomendação é ir equipado com câmera fotográfica e gravador.
Entre as espécies registradas, já apareceram por lá martim-pescador grande, biguás, beija-flor de fronte violeta, carcarás e frango-d’água azul.
O organizador do encontro, Nilo Caixeiro Stephan, conta que há várias modalidades para a observação de pássaros, sendo a mais comum, a utilização de gravação de sons e pios para trazê-los para perto. “Essa é uma técnica antiga, usada anteriormente por caçadores, para atraí-los. A diferença é que agora apenas desejamos fotografá-los. Para participar, os equipamentos necessários são gravadores, câmeras fotográficas profissionais ou semiprofissionais, roupas camufladas e adequadas para se proteger de possíveis ameaças encontradas na mata e binóculos para quem desejar.”
O Encontro terá uma dinâmica bastante ativa. Os participantes receberão orientações sobre a prática, como manter o silêncio para poder ouvir e localizar os pássaros, e, em seguida, percorrerão o Jardim para visualizar as aves e conhecer suas características e hábitos.
Na sequência, após o lanche compartilhado levado pelos participantes, haverá palestra do criador e administrador do site Wikiaves, Reinaldo Guedes, às 9h30, no Centro de Educação Ambiental do Jardim Botânico. Segundo a organização, o site juiz-forano possui a maior visitação do mundo sobre o tema.
A escolha do Jardim Botânico para a atividade aconteceu por ser um espaço, onde são encontradas uma fauna rica e uma flora conservada e protegida. “Uma das peculiaridades do local é a existência da palmeira Jussara. Ela quase entrou em extinção, mas como o Jardim é preservado, há um trilha com várias dela por lá. Elas dão um coquinho, similar ao do açaí, e são muito atrativas para as aves se alimentarem”, comenta Stephan.
O vice-diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira, aponta o encontro como uma possibilidade de aprendizado e troca de experiências. “Juiz de Fora é uma área configurada como corredor ecológico de aves, isso significa, que os pássaros migratórios passam, descansam pela cidade e ampliam a nossa biodiversidade. Além disso, o intercâmbio com esse grupo de observadores, enriquece nosso conhecimento sobre esses animais.”
Programação
Atividades abertas apenas a participantes do evento:
6h às 6h30: Concentração na entrada de funcionários do Jardim, localizada na Rua Coronel Almeida Novais 246, Bairro Santa Terezinha (após a entrada de visitantes, entrar na rua à esquerda)
6h30 às 9h: Passarinhada – observação de aves
9h às 9h30: Lanche compartilhado, levado pelos participantes
Atividades abertas a participantes e visitantes do Jardim:
9h30 às 10h30: Apresentação sobre Wikiaves, pelo administrador e criador do Wikiaves, Reinaldo Guedes, no Casa de Educação Ambiental
10h30 às 12h: Bate-papo sobre aves
A Passarinhada é organizada pelo Clube de Observadores de Aves de Juiz de Fora e pelo Jardim.
O Jardim funcionará normalmente no domingo, para visitantes, das 8h às 17h, com última entrada às 16h.
Serviço
Encontro de Observadores de Aves
No Jardim Botânico da UFJF
30 de junho, domingo, das 6h às 12h
Entrada gratuita, sem inscrição.
Siga o Jardim Botânico nas redes sociais: