Fechar menu lateral

Jardim Botânico é reaberto no Dia Mundial do Meio Ambiente

visitações seguem normalmente de terça a sexta e aos domingos, das 8h às 17h, com última entrada de visitantes às 16h (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Visitações seguem normalmente de terça a sexta e aos domingos, das 8h às 17h, com última entrada de visitantes às 16h (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu as portas novamente para o público na manhã desta quarta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente. O espaço foi visitado por moradores de Juiz de Fora e ambientalistas para conferir de perto o espaço tranquilo e as curiosidades trazidas pela diversidade da fauna e da flora presente em meio à Mata do Krambeck. As visitações, gratuitas, voltam a funcionar normalmente, de terça a sexta-feira e aos domingos, das 8h às 17h, com última entrada de visitantes às 16h. As escolas precisam de agendamento prévio.

 

O local ficou fechado temporariamente após a aparição de uma onça-pintada no local, há cerca de um mês. A passagem do animal garantiu mais uma atração para o espaço, como explica o diretor do Jardim Botânico, Gustavo Soldati. “A onça foi muito importante para o Jardim Botânico porque trouxe grandes reflexões sobre os processos de educação ambiental. Vamos incorporá-la nessa principal atividade do Jardim Botânico que é receber os visitantes e a comunidade de Juiz de Fora. Estamos desenvolvendo um painel, um grande banner, que vai ser instalado na Casa de Educação Ambiental, contendo informações importantes e lúdicas da passagem dela por aqui, justamente para trabalhar alguns elementos da sua aparição.”

 

Os visitantes, sejam de escolas ou espontâneos, recebem a ajuda de monitores que ficam distribuídos pelo Jardim à disposição para tirarem dúvidas ou acompanhar nas visitas. O monitor Lucas Morgado destaca a importância do contato com a área verde. “As pessoas falam de como a cidade estava precisando de um espaço como esse. Estávamos tendo uma procura muito grande das escolas porque é um ambiente bem diferente. E a nossa proposta como educador ambiental é justamente trazer essa visão diferenciada, fora da sala de aula. Diferente de se ver fotos nos livros, aqui elas têm a oportunidade de tocar nas plantas e saber sua importância para o ecossistema.”

 

"É uma sensação boa poder ter, dentro de Juiz de Fora, uma área voltada para a preservação e aberta ao público" (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

‘É uma sensação boa ter, dentro de Juiz de Fora, uma área voltada para a preservação e aberta ao público’, engenheira ambiental Ana Luiza Rabello (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Um grupo de profissionais de uma empresa de consultoria ambiental de Juiz de Fora resolveu reservar o Dia Mundial do Meio Ambiente para conhecer o Jardim Botânico. A engenheira ambiental Ana Luiza Rabello fala que o espaço superou todas as suas expectativas. “É tudo muito bonito, o ambiente é muito agradável. É uma sensação boa ter, dentro de Juiz de Fora, uma área voltada para a preservação e aberta ao público.” O administrador Rodrigo Kinaipp ressalta que a cidade precisava de um espaço como esse. “O Jardim Botânico está me surpreendendo pelo cuidado que a UFJF teve ao criá-lo. Esperava apenas um parque aberto, sem muita estrutura, então me surpreendeu bastante. É um espaço que vai atrair grande interesse das pessoas, para praticar esportes, aproveitar uma tarde, fazer um piquenique e aproveitar a estrutura do lugar.”

 

O vice-diretor do Jardim Botânico, Breno Moreira, repassa as orientações necessárias para que os visitantes possam usufruir o espaço com conforto e segurança. “É recomendado que todo visitante acesse o site do Jardim Botânico, onde tem acesso a várias informações como sobre o que é permitido e os alertas de segurança. Chegando aqui, o visitante é instruído, caso queira, a acompanhar os monitores e que ele permaneça nas trilhas de visitação sem adentrar a floresta. Por ser uma área natural, ela oferece riscos, então é importante que o visitante venha com sapato adequado para a caminhada, use calça comprida, passe repelente e protetor solar, ou seja, esteja munido de equipamentos de proteção que vão facilitar sua segurança durante a estada no Jardim Botânico.”

 

A escola que estava agendada para a visita na parte da manhã desmarcou de última hora, mas o espaço foi visitado por moradores da cidade e ambientalistas. No próximo domingo, 9, o Jardim Botânico realiza aManhã Ambiental” com sete atividades gratuitas, tais como ioga e contação de histórias.

 

Outras informações: (32) 3224-6725 – Jardim Botânico