Fechar menu lateral

Capturada onça-pintada; animal está bem e segue para área florestal adequada

Onça-pintada recebeu primeiros cuidados no local por equipe multidisciplinar e está em boa condição de saúde (Imagens: Raul Mourão e Marcos Perobelli)

Na noite de domingo, às 20h27, foi capturada a onça-pintada que habitava a Mata do Krambeck, em Juiz de Fora. O animal foi preso por uma armadilha de caixa, posicionada em uma trilha próxima ao primeiro lago do Jardim Botânico da UFJF. 

A onça encontra-se em boa condição de saúde e está sendo levada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) para uma área florestal ampla, distante de área urbana. O trajeto está sendo acompanhado por médico veterinário do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio).

O nome do local está mantido em sigilo a pedido da área florestal que irá recebê-lo. Dessa forma, tenta-se evitar a atração de caçadores para a região e de outros agentes que possam representar riscos ao animal. Outras informações sobre a captura da onça serão divulgadas em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 13, às 9h30 na Reitoria da UFJF.