Fechar menu lateral

Jardim Botânico divulga lista de 46 escolas de MG e RJ confirmadas para visita

jardimbotanicoufjf_Foto_TwinAlvarengaUFJF

Jardim receberá 46 escolas de 9 cidades de Minas e do Rio para conhecer espécies como esta bromélia (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Cerca de 3 mil estudantes já podem se animar para sair de sala de aula e passar horas de aprendizado e troca de saberes em meio a um dos raros remanescentes de Mata Atlântica. Foi divulgada nesta terça-feira, 9, a lista de 46 escolas que tiveram o agendamento confirmado para visita ao Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Além de Juiz de Fora, escolas de mais oito cidades de Minas Gerais e Rio de Janeiro serão atendidas: Andrelândia, Comendador Levy Gasparian (RJ), Lagoa Dourada, Matias Barbosa, Piau, São João Nepomuceno, Santos Dumont e Simão Pereira.

Na lista com 74 vagas preenchidas, há uma diversidade de escolas selecionadas, desde colégios municipais a federais, com turmas que variam do maternal ao ensino superior.  Baixe a relação de escolas (em pdf).

As visitas já começam na manhã da próxima terça-feira, 16, e vão até o fim  de junho, quando novas vagas serão abertas para o segundo semestre, no site do Jardim. Serão dois grupos escolares por dia, de terça a sexta, sempre nos períodos da manhã, das 8h às 11h, e da tarde, das 13h às 16h, com até 50 estudantes e professores em cada agendamento.

A primeira a visitar será a Escola Municipal Conceição Aparecida Rosso, de Simão Pereira. No mesmo dia 16, no período da tarde, o Jardim receberá a Escola Estadual Professor José Freire, do Bairro Industrial, de Juiz de Fora.

Para as visitas, as escolas puderam optar entre cinco roteiros, sugeridos pela equipe de Educação Ambiental do Jardim, que abordam aspectos distintos da sociobiodiversidade e de seus saberes. A educação ambiental é um dos principais objetivos do Jardim, que busca aliar saberes tradicionais com pautas e temas abordados em sala de aula para o desenvolvimento de uma relação mais harmônica entre sociedade e natureza. Durante os roteiros, são abordados desde aspectos da história e dos mitos brasileiros até temas que se aprofundam nos conhecimentos sobre a fauna e flora do local.

Expectativa

ave_jardimbotanicoufjf_FotoMariaOtaviaRezende_UFJF

Escolas puderam escolher entre cinco roteiros propostos pela equipe de educação ambiental (Foto: Maria Otávia Rezende/UFJF)

Para Jackeline Carneiro, vice-diretora da Escola Municipal Santa Cândida, que visitará o Jardim em maio, este tipo de atividade é uma oportunidade de se explorar os conhecimentos para além dos muros do colégio.

“Quando a gente sugere sair do espaço da escola, as crianças já ficam muito animadas. Elas têm poucas oportunidades de fazerem atividades como essa, então são sempre muito esperadas, não só pela aprendizagem que uma visita como essa proporciona, mas também pelo momento de estreitar laços entre eles e com os professores. É sempre muito bacana quando temos novos espaços assim”, afirma.

Lagoa Dourada é a cidade mais distante de Juiz de Fora a ter uma visita agendada para o jardim, que acontecerá em junho. Da Escola Municipal Angelina Medrado até o Jardim Botânico são cerca de 200 quilômetros. A professora de português do colégio, Silvana Aparecida, destaca que um dos grandes fatores que levou a escola a agendar a visita foi a diversidade dos roteiros ofertados e sua integração com diversos assuntos, incluindo o português.

“O que mais nos chamou a atenção foi a possibilidade de integração das matérias da escola com os roteiros do Jardim. Pretendemos realizar no colégio uma feira cultural em que vamos trabalhar a imagem da mulher brasileira. Então me chamou muito a atenção os roteiros que apresentam os heróis, heroínas e mitos brasileiros. Essa integração é muito boa para os alunos, que têm uma visão maior e aprofundada dos assuntos da sala de aula.”

Sobre o Jardim Botânico

jardimbotanicoufjf_foto_twinalvarengaufjf

Casa-sede do Jardim, que terá três galerias de arte (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Um dos últimos grandes fragmentos de Mata Atlântica em área urbana do Brasil, o Jardim Botânico possui mais de 80 hectares de extensão e está localizado na área da Mata do Krambeck. No Jardim, estão presentes mais de 500 espécies vegetais, incluindo exemplares nativos, populações raras ou em perigo de extinção. Os visitantes terão acesso a uma área de cerca de 10 hectares de extensão, onde estão incluídos bromeliário, orquidário, lago, trilhas, galerias de arte e um laboratório de casa sustentável.

A abertura será nesta sexta-feira, 12, com uma solenidade restrita a convidados na parte da manhã. A partir das 13h, o Jardim estará aberto para receber todos os visitantes.

Leia mais
Refúgio natural: UFJF abre Jardim Botânico nesta sexta, 12

Siga o Jardim Botânico nas redes sociais:
Instagram: @jardimbotanicoufjf
Facebook: @jardimbotanicoufjf