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Jogos

Mitos e verdades da pandemia

Este grupo criou um jogo em formato de vídeo em que são apresentadas 6 questões com um tempo para resposta. Dessa forma, o professor(a) pode auxiliar os estudantes a marcarem suas respostas e pontuações, abrindo discussões entre mitos e verdades sobre a pandemia Covid 19. Produzido por: Felipe Kneip; Maria Eduarda Siconha; Pâmella Sales; Yasmin Aguiar.

Vídeo Jogo “Mitos e verdades da pandemia” (formato mp4., tamanho 23,2MB)

 

 

CARD SABERES – CORONAVÍRUS COVID -19

Este material foi elaborado por: Gabriel Baltar do Amaral, Gabriela Furtado Nogueira, Marcella Dutra Aperibense de Souza e Rafael Coelho Valloti com o intuito de apresentar, de forma didática, esclarecimentos e informações a cerca da pandemia COVID-19. São diferentes Cards que ao serem clicados redimensionam o estudante a vídeos educativos. É um material de uso interdisciplinar para diferentes idades que pode fomentar diferentes debates e combater as informações falsas.

Jogo de Cartas “Card Saberes – Coronavírus Covid-19” (Formato PDF, Tamanho 35KB)

 

 

CORRIDA CONTRA CORONAVÍRUS

Este é um jogo de tabuleiro como material didático para estudantes do 6° ao 8° ano. O objetivo do jogo é promover discussões críticas e formas de combater a pandemia. São abordados causas e implicações na sociedade em uma mistura de saberes tradicionais e científicos. Clicando nas imagens ao lado o educador(a) pode acessar o manual do jogo, assim como as peças disponíveis para o funcionamento do material. Por: André de Oliveira Fonseca; Izabella Schaefer; Júlia Guedes da Cruz; Vagner Roberto.

 

Jogo de tabuleiro “Histórias de uma Pandemia: corrida contra coronavírus” (Formato PDF, Tamanho 654KB)

Peças do Jogo “Histórias de uma Pandemia: corrida contra coronavírus” (Formato PDF, Tamanho 413KB)

 

 

Histórias da Pandemia: Jogo de Interpretação de Papéis

Este é um livro digital contendo uma aventura educativa e a síntese das regras de um sistema de RPG brasileiro com acesso simples e gratuito. O material consiste em uma aventura com foco sobre os povos originários do Brasil, a colonialidade e os impactos da pandemia. O jogo possui estímulos lúdicos para o pensamento crítico, abordagem sobre a decolonialidade e o trabalho em grupo, possibilitando adaptações e adoção em diversas disciplinas. Por: Davi Glanzmann; Taíssa Siqueira Martins; Maria Clara Marinho Bara Bueno Ximenes; Público-alvo: Anos finais Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Jogo RPG “Histórias da Pandemia: Jogo de Interpretação de Papéis” (Formato PDF, Tamanho 1MB)

 

Plantas da Horta – Super Trunfo

Pensando em estudantes do 8° e 9 ° do ensino fundamental, esta proposta da atividade almeja cultivar saberes em convivência multiespécies nas hortas escolares. Esta proposta de atividade procura promover experências relacionadas a permacultura e a agroecologia por meio do conhecimento das PANCS (Plantas alimentícias não convencionais). Trata-se de um jogo de cartas. Nas imagens ao lado é possível acessar o guia e as cartas para o jogo. Produzido por: Antônio Clemente; Gabriel Oliveira; Gabriella Lopes; Leandro Faria.

Guia Jogo de Cartas “Plantas da Horta – Super Trunfo” (Formato PDF, Tamanho 37KB)

Carta do Jogo “Plantas da Horta – Super Trunfo” (Formato PDF, Tamanho 17,7MB)

 

 

 

 

Selvagens ou Domésticos: O Debate

Este é um jogo em que o participante deve defender seus pontos de vista para ser o vitorioso. Existem 10 cartas com 1 animal cada e cabe ao jodador/a classificar esse animal como silvestre ou doméstico. Se seus argumentos forem convincentes aos outros jogadores, a carta passa a pertencer a ele. Ao clicar na imagem ao lado você terá acesso às cartas do jogo, abaixo o guia e um material complementar para o debate. Produzido por: Andreia Alvim; Jorge Periles; Victor Nascimento

Guia do Jogo “Selvagens ou Domésticos: O Debate” (Formato PDF, Tamanho 78KB)

Carta do Jogo “Selvagens ou Domésticos: O Debate” (Formato PDF, Tamanho 120KB)

 

Jogo Caça ao Pólen

Este Jogo de Tabuleiro chamado “Caça ao Pólen” aborda os principais polinizadores e grupos de vegetais. Aqui os estudantes deparam-se com alguns desafios como: a poluição, o agrotóxico e o desmatamento. Desenvolvido por: Amália Pereira de Freitas; Erick Carvalho Cancela; João Pedro Ribeiro Soares dos Santos. O jogo tem por intuito relacionar os diferentes saberes multiespécies com a importância dos polinizadores e os problemas socioambientais.

Guia do Jogo de Tabuleiro “Caça ao Pólen” (Formato PDF, Tamanho 2,2MB)

 

 

 

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