Fechar menu lateral

Artigos

EPPRECHT, G. T.; RODRIGUES, A. C.; CASTRO, D. L. D. Saberes, conflitos e narrativas da comunidade carroceira.IN: BARZANO, M. A. L. et al.. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Anais do XI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental… Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/105324, p. 1241-1259

OLIVEIRA, F. C.; PINTO, V. P. S. Quilombo como movimento socioterritorial e socioambiental: potencialidades do quilombismo no combate ao racismo ambiental.IN: BARZANO, M. A. L. et al.. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Anais do XI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental… Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/105324, p. 1222-1240

SANTOS, T. M. Conflitos ambientais da desterritorialização de Itueta/MG: Possibilidades para a Educação Ambiental.IN: BARZANO, M. A. L. et al.. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Anais do XI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental… Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/105324, p. 1279-1293

SCHITTINI, C.; COSENZA, A. Plantas alimentícias não convencionais nos quintais: as educabilidades das grietas no sistema agroalimentar.IN: BARZANO, M. A. L. et al.. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Anais do XI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental… Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/105324, p. 1347-1365

VANDANEZI, F.; COSENZA, A. A feira agroecológica orgância enquanto espaço de educabilidade: o que documentos internos da associação MOGICO anunciam.IN: BARZANO, M. A. L. et al.. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Anais do XI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental… Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/105324, p. 1366-1383

SILVA, C. N. RODRIGUES, A. C. Paleontologia e educação ambiental: discursos e significações em material educativo informatio na rota das grutas Peter Lund, MG.IN: BARZANO, M. A. L. et al.. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Anais do XI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental… Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/105324, p. 1384 – 1403.

RODRIGUES, A. C; REIS, E. T. B.; GOMES, J. G. O.; MARTINS, P. L. S. S.; Agroecologia escolar: um estudo de percursos formativos docentes.IN: BARZANO, M. A. L. et al.. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Anais do XI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental… Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/105324, p. 981-989

DUTRA, D. V. S. S.; RODRIGUES, A. C. A educação ambiental e as visitas escolares no jardim botânico da UFJF: o que pensam os(as) monitores(as) ambientais?. IN: BARZANO, M. A. L. et al.. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Anais do XI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental… Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/105324, p. 412-430.

Ribeiro Cardoso, V. A., & Cosenza, A. (2023). Os discursos das empresas de mineração e seus efeitos na educação ambiental. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 10, 1–17. https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19676

RODRIGUES, A. C., TARANTO EPPRECHT, G., LENIS DAMACENO DE CASTRO, D., & TAVARES BARRETO DOS REIS, E. (2023). CARROCEIROS EM NARRATIVAS, SABERES E MODOS DE VIDA. Educação Em Foco, 28(1). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/41213

Venancio, B., & Cosenza , A. . (2023). Formação De Professores/as De Ciências e Biologia e a Educação Ambiental: Uma Análise das Pesquisas Nos Anais dos EPEA. Ensino, Saude E Ambiente, 15(3), 697-716. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48971

Schittini, C. de M., & Cosenza, A. (2023). Quintais com PANC: espaços produtores de educabilidade?. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(4), 242–259. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14537

CARDOSO, V. A. R.; RODRIGUES, A. C. . A temática da mineração na pesquisa em educação ambiental. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 39, p. 310-331, 2022.

CARDOSO, V. A. R.; COSENZA, A. . A ecologia política e a educação ambiental frente a matriz colonial da mineração. In: Leticia Saldi; Stephanie Di Chiara Salgado; Pablo Cosentino; Maria Luisa Eschenhagen;. (Org.). Senti-pensarnos Tierra : educación ambiental y Ecología política en clave latinoamericana y del Caribe. 1ed.Buenos Aires: CLACSO, 2022, v. 10, p. 31-38.

COSENZA, ANGÉLICA. Agroecologia Escolar: Semeando Ecologia Politica e Educação Ambiental. In: Leticia Saldi, Stephanie Di Chiara Salgado, María Luisa Eschenhagen, Pablo Cosentino. (Org.). Boletin Senti-pensarnos Tierra Educación ambiental y ecología política en clave latinoamericana y del Caribe. SEGUNDA PARTE. 11ed.Buenos Aires: CLACSO, 2022, v. 3, p. 01-84.

SILVA, C.N.; COSENZA, A. Paleontologia e Justiça Ambiental: tecendo conexões através da Ecologia Política. Ambiente & Sociedade, v. 24, p.1 – 18. 2021.

COSENZA, A. ; SILVA, C. N.; REIS, E.T.B. Dimensões Educativas da Agroecologia Escolar: potencialidades através do encontro entre agricultores/as e professores/as. Revista Interdisciplinar Sulear. , v.4, p.30 – 49, 2021.

MILANES, O. A. G.; COSENZA, A. ; SILVA, C. N. Educación ambiental crítica y agroecología en la formación de professores/as de escuelas públicas de Juiz de Fora, MG, Brasil. AMBIENTE & EDUCAÇÃO: REVISTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. , v.26, p.483 – 512, 2021.

SILVA, M. A.; SILVA, C. N.; RODRIGUES, A. C.; MILANÉS, O. A. G.; Quando a Educação Ambiental enuncia a Ecologia Política: o que dizem os anais do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental?. Revista Pesquisa em Educação Ambiental, v. 16 n. 2, p.10-25 dez. 2021.

RIGUETTO NUNES, L.; ROTATORI, C.; COSENZA, A. A horta escolar como caminho para a agroecologia escolar. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 7, n. 1, p. 1 – 21, 11 jun. 2020.

COSENZA, A.; ARAUJO, J. C. ; FERRAZ, M. S. M. . O QUE FAZEM AS ESCOLAS QUE DIZEM FAZER/TER UMA HORTA?. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, v. 13, p. 90-111, 2020.

COSENZA, A.. POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DAS HORTAS ESCOLARES AGROECOLÓGICAS. In: Diogo Maneschy; Paolo Martins; Juliana Menezes; Celso Sánchez. (Org.). Convergências Socioambientais: Pesquisas em Permacultura, Agroecologia e Educação Ambiental. 1ed.Macaé: NUPEM Editora, 2020, v. 1, p. 68-77.

SILVA, M. A.; COSENZA, ANGÉLICA . A MONOCULTURA DE EUCALIPTO NO MUNICÍPIO DE LIMA DUARTE (MG): EDUCABILIDADES INSURGENTES A PARTIR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO.. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, v. 1, p. 270-287, 2020.

COSENZA, A. ; ARAUJO, J. C ; SILVA, M. A. ; ROTATORI, C. . POTENCIALIZANDO CONFLITOS AMBIENTAIS A PARTIR DA RELAÇÃO COMUNIDADE-ESCOLA: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE), v. 12, p. 339-340, 2017.

SANTOS, PÂNDELA FIGUEIREDO ; DIAS, AMANDA MACHADO ; COSENZA, ANGÉLICA ; FONSECA, JULIANA AMORIM ; SILVA, MICHELE ALICE . Impactos e Injustiças Ambientais: Significações de Atores que Constituem um Conflito Socioambiental. Pesquisa em Educação Ambiental (Online), v. 12, p. 100, 2017.

ARAUJO, J. C ; SILVA, M. A. ; SANTOS, F. F. ; ROTATORI, C. ; COSENZA, A. . FORMAÇÃO PARA A JUSTIÇA AMBIENTAL A PARTIR DE QUESTÕES CONTROVERSAS. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 5946-5956, 2016.

Retornar para “Produções”