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Apresentação

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora (GEA – UFJF) tem por objetivos promover pesquisas, estudos, atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre questões ambientais a partir dos referenciais teórico-epistemológicos do campo da educação ambiental. As temáticas de interesse do grupo giram em torno da: Educação Ambiental e Ensino de Ciências; Educação Ambiental e Ensino de Geografia, Ecologia Política e Gestão do Território; Agricultura familiar e Agroecologia; Justiça ambiental; Formação de educadores ambientais; Práticas educativas; Discurso.

Integrantes do grupo:

Angélica Cosenza (Coordenadora)

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em Ciências Biológicas (1998) e Mestrado em Educação (2004) pela UFJF. É doutora em Educação em Ciências e Saúde (2014) pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ, tendo cumprido também parte da formação doutoral (2013) na Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha (UAB). Atua como professora e pesquisadora no Grupo de Pesquisa “Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia” (NEC/UFJF), onde coordena o GEA- Grupo de estudos e pesquisas em educação ambiental. Atualmente também atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF (mestrado e doutorado acadêmicos) . Na gestão acadêmica, atua como Assessora das Licenciaturas, ligada à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFJF) e Coordenadora Institucional do PIBID UFJF. Assume como interesses de investigação: educação ambiental, ecologia política, justiça ambiental, práticas docentes, formação de professores e educadores ambientais e fenômenos discursivos ambientais.

Camila Neves

Formada em Ciências Biológicas e com mestrado em Ecologia, Camila é hoje professora no Departamento de Geociências da UFJF e doutora em Educação pela mesma instituição. Orientada pela professora Angélica Cosenza, uniu sua área de pesquisa e atuação, a Paleontologia, ao seu crescente interesse e dedicação pela Educação Ambiental. Enveredando-se pelos caminhos percorridos por Peter Lund, pai da Paleontologia brasileira, Camila vem buscando entender os discursos que insinuam conflitos ambientais, suscitam memórias, significações e sentimentos de pertencimento nas comunidades que vivem nos arredores da Rota das Grutas Peter Lund, em Minas Gerais. Nessa sua caminhada, espera que a união entre os dois campos, Paleontologia e Educação Ambiental, ganhe cada vez mais potência, e que as pegadas do passado e do presente deixem marcas em vindouras caminhadas.

Cris Schittini

Mulher e mãe solo. Microempreendedora de uma agroindústria agroecológica de quitutes e quitandas PANC. Formada em Gastronomia, MBA em Gestão Hoteleira e Gastronômica, integrante do GEA desde 2019, mestranda em Educação, na linha de pesquisa em Educação Ambiental.

David Lenis Damaceno

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrando em educação no Programa de pós-graduação em educação (PPGE) na linha de pesquisa discurso, práticas, ideias e subjetividades em processos educativos. Em sua pesquisa investiga a temática da Educação ambiental no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Juiz de Fora.

Drielli Selleri

Formada em Gestão Ambiental pelo Instituto Vianna Jr. e em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É integrante do GEA/UFJF desde 2020, onde encontrou bases para composição de seu trabalho de conclusão de curso, voltado para a Educação Ambiental e as visitas escolares no Jardim Botânico da UFJF. Atuou como Educadora Ambiental no Projeto de Extensão de implementação das ações de Educação Ambiental do Jardim Botânico de 2018 a 2021. Trabalha atualmente como Bióloga e segue compondo o GEA para continuidade dos laços educacionais, pessoais e pela causa ambiental.

Emanuelle Tavares

Licencianda em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É integrante do GEA desde 2019, atuou como bolsista no projeto de extensão “Percursos sustentáveis agroecológicos em busca de novas possibilidades para as hortas escolares” e atualmente é voluntária no projeto de iniciação científica “Saberes, conflitos e narrativas da carroça: onde a cidade se movimenta”.

Fernanda Ciriaco

Licenciada e mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Ambiental desde 2018, período em que participei do projeto de extensão “Percursos sustentáveis em busca de novas possibilidades para as hortas escolares: quando professores/as e agricultores/as se encontram”. Durante o mestrado minha pesquisa se insere na linha “Dinâmicas socioambientais”, onde abordo questões relacionadas à raça e territórios quilombolas.

Fernanda Vandanezi

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e atualmente é mestranda em Educação pela mesma instituição. Em 2020, juntamente com o ingresso ao mestrado, se deu sua entrada ao GEA UFJF, na qual parcerias e trocas vêm sendo construídas no sentido de orientar e enriquecer as percepções voltadas ao campo ambiental e EA no Brasil e suas implicações em espaços de resistência e força educativa. Deste modo, vem trabalhando e desenvolvendo sua pesquisa sob o alcance da compreensão de possíveis educabilidades integradas aos espaços de uma feira agroecológica e sua potência de transformação e construção de sujeitos ecopolíticos.

Gustavo Epprecht

Bacharel em Artes e Design e licenciando em Artes Visuais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do GEA desde 2021, foi bolsista do projeto de extensão “Formação de Monitores Ambientais do Jardim Botânico da UFJF” e atualmente é bolsista do projeto de iniciação científica “Saberes, conflitos e narrativas da carroça: onde a cidade se movimenta”.

Júlia Guerra

Aluna de graduação em Pedagogia na UFJF, e vem pesquisando a educação ambiental crítica na perspectiva marxista e as possibilidades da agroecologia escolar dentro das escolas do MST. É também agricultora e trabalha no cultivo e beneficiamento de plantas medicinais. Foi bolsista, e posteriormente como agricultora foi colaboradora do projeto de extensão do GEA “Percursos sustentáveis em busca de novas possibilidades para as hortas escolares: Quando professores/as e agricultores/as se encontram”.

Michele Silva

Graduada em Ciências Biológicas e mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é doutoranda em educação (PPGE/UFJF) e professora da educação básica do estado de Minas Gerais. Tem interesse de pesquisa nas temáticas: educação ambiental, conflitos ambientais, ecologia política e educação do campo.

Olga Alicia Milanés

Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG- Brasil. Doutora em Ciências Pedagógicas pela Universidade Pedagógica de Holguín (2003). Com Pós-doutorado em Sociedade e Desenvolvimento (2018) no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Universidade Estadual do Paraná, PR-Brasil. Professora e pesquisadora Titular da Universidade de Holguín, Cuba, com 29 anos de experiência em educação universitária. Pesquisa em ciências humanas nas linhas: estudos socioambientais, educação ambiental. Publicou 9 livros, 6 capítulos de livros e 31 artigos científicos em periódicos indexados.

Paula Vieira

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participou do GEA durante o período de 2017-2019, onde estudou o tema Agroecologia na Escola Pública de Juiz de Fora. Atualmente reiniciou seus estudos no GEA desde 2021 e é graduanda em bacharelado no curso de Ciências Biológicas pela UFJF.

Thiago Martins Santos

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Vale do Rio Doce (2002). Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2018). Especialista em Educação pela Universidade Vale do Rio Verde (2005). Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce (2013). Atualmente é doutorando em Educação e membro do GEA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É professor da Universidade Vale do Rio Doce e professor colaborador voluntário do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares. Atuou como professor da Educação Básica, nas redes pública e privada. Tem interesse nos seguintes temas de investigação: educação ambiental; educação em ciências; formação de professores e educadores ambientais; e meio ambiente e território.

Vicente Pinto

​Professor Titular do Departamento de Geociências (DEGEO) do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduado em Geografia pela UFJF (1987). Especialização em Geografia Humana pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991). Mestre (1997) e Doutor (2004) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Área de Concentração Geografia e Gestão do Território. Pós-Doutor (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sob a supervisão do Prof. Mauro Guimarães. Professor Permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFJF). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem do Instituto de Ciências Humanas da UFJF. Coordenador do Laboratório GEMA – Geografia, Educação e Meio Ambiente, vinculado ao DGEO/PPGEO/ICH/UFJF. Pesquisador associado ao Núcleo de Pesquisa em Educação, Ciências, Matemática e Tecnologia (NEC) da Faculdade de Educação (FACED) da UFJF, membro do GEA – Grupo de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental. Áreas de atuação: Geografia Política e Meio Ambiente; Educação Ambiental e Ensino de Geografia; Ecologia Política e Gestão do Território; Agricultura familiar e Agroecologia.

Viviane Cardoso

Formada em Gestão Ambiental pela UFRRJ/Três Rios, possui mestrado em Comunicação (PPGCOM/UFJF) e atualmente é doutoranda em Educação (PPGE/UFJF). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (GEA/UFJF). As temáticas de interesse envolvem os discursos sobre o meio ambiente, os poderes empresariais, midiáticos e políticos e a justiça ambiental.

Waldemir Aparecido Smanhoto

Pedagogo e mestre em educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Desde 1991, é professor da educação básica na rede municipal de educação de Cláudia/MT. Desde 2011, vem atuando em uma escola do campo, conquistada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Atualmente é doutorando pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o tema “Agroecologia Escolar na escola do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)”, na Linha de Pesquisa: Discurso, práticas, ideias e subjetividades em processos educativos, tendo como orientadora a professora Dra. Olga Alícia Gallarado Milanés.