Os materiais que aqui se encontram foram desenvolvidos pelos alunos(as) da disciplina “Saber científico escolar com prática escolar” e “Ensino de Ciência II – Ciência e Direitos Humanos” para o curso de Ciências Biológicas da UFJF, conduzido pela Profa. Angélica Cosenza Rodrigues.
A disciplina busca caracterizar o saber popular, o conhecimento escolar e o saber científico. Relacionar ciência, tecnologia e os problemas socioambientais contemporâneos. A partir de estudos exploratórios sobre saberes das tradições populares e comunitárias, assim como as tendências e perspectivas da educação em ciências naturais, são abordados as relações entre o saber científico/saber popular, decolonialidade e ensino de ciências.
Como construção final dos conteúdos estudados, os alunos(as) desenvolveram os materiais didáticos, que agora visamos popularizar neste espaço, com o intuito de que esses trabalhos adentre as escolas, podendo ser conduzidos por diferentes disciplinas para o ensino fundamental e médio, enfocando a relação entre saberes populares e científicos na enunciação da pandemia COVID 19 e outros temas, como a relação multiespécies. Os estudantes buscaram explorar os modos de produção de educabilidade escolar sobre tais saberes na construção desses materiais didáticos.