Saberes, conflitos e narrativas da carroça: onde a cidade se movimenta (2021 – Atual)
A construção do desenho teórico dessa pesquisa entrecruza a Ecologia Política, os Estudos Decoloniais ao campo da Educação Ambiental e aponta como questão de pesquisa entender o papel do conflito socioambiental, que opõe protetores animais aos carroceiros, na constituição de saberes e modos de vida de carroceiros em juiz de Fora, MG.
A construção de uma educação ambiental nas feiras de Juiz de Fora (2020 – Atual)
O presente projeto tem como objetivo encontrar indícios que nos ajudem a responder como emerge a Educação Ambiental a partir do contato entre produtor e consumidor nas relações estabelecidas nos espaços informais das feiras em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.
O que fazem as escolas que dizem fazer/ter uma horta? (2016 – 2020)
O presente projeto de pesquisa objetiva-se em conhecer in loco como a escola significa e pratica a horta escolar. O projeto apoia-se nos estudos críticos do discurso a partir do referencial de Norman Fairclough (2001) e situa-se no âmbito da constituição de um espaço de diálogo entre os campos da educação ambiental (EA) e da justiça ambiental. A análise dos discursos dos(as) atores escolares, constituintes das entrevistas, privilegiará a dimensão que diz respeito a aspectos representacionais e que intertextualidade manifesta, ou seja, às formas pelas quais outros textos estão explicitamente marcados na superfície textual.
Problemas e injustiças ambientais locais nas construções discursivas de professores e professoras (2015 – 2016)
O foco do estudo foi analisar discursos textuais produzidos por professores(as) das escolas públicas locais . A partir dessa análise, investigou-se possíveis sentidos controversos sobre problemas e injustiças ambientais locais, bem como suas implicações à prática educativa. Tal proposição apoiou-se nos estudos críticos do discurso a partir do referencial de Norman Fairclough (2001, 2003) e situa-se no âmbito da constituição de um espaço de diálogo entre os campos da educação ambiental (EA) e da justiça ambiental. edital PROPESQ/Iniciação científica 2015/2016.
Controvérsias socioambientais no contexto escolar da construção de sentidos sobre injustiças ambientais (2014 – 2015)
Objetivamos investigar possíveis sentidos controversos sobre injustiças ambientais locais, bem como suas implicações à prática educativa. Tal proposição apoia-se nos estudos críticos do discurso a partir do referencial de Norman Fairclough (2001, 2003) e situa-se no âmbito da constituição de um espaço de diálogo entre os campos da educação ambiental (EA) e da educação em ciências (EC), os quais vêm sendo chamados a responder a uma formação cidadã no contexto escolar com vistas à participação comunitária e à justiça social.
Problemas e injustiças ambientais locais nas construções discursivas de professores e professoras de ciências (2014 – 2015)
Problemas e injustiças ambientais locais nas construções discursivas de professores e professoras de ciências (2014 – 2015)
O foco do estudo foi analisar discursos textuais produzidos por professores(as) de ciências das escolas públicas locais que atuam na supervisão de práticas e estágios pedagógicos da licenciatura em Ciências Biológicas. A partir dessa análise, objetivamos investigar possíveis sentidos controversos sobre problemas e injustiças ambientais locais, bem como suas implicações à prática educativa. Tal proposição apoia-se nos estudos críticos do discurso a partir do referencial de Norman Fairclough (2001, 2003) e situa-se no âmbito da constituição de um espaço de diálogo entre os campos da educação ambiental (EA) e da educação em ciências (EC). Edital PROPESQ/2014-2015.
Ensino de ciências; desempenho de estudantes, práticas educativas e materiais de ensino (2010 – 2012)
O projeto desenvolveu-se em parceria de três instituições – UFRJ, UNIRIO e USP – e seus respectivos programas de pós-graduação em educação que tomam a educação em ciências como uma de suas linhas. Assumiu como questão de pesquisa compreender como, em diversas instâncias educacionais, sendo abordado o tema da energia em relações sociais, culturais, tecnológicas e ambientais no mundo contemporâneo. Assim, articulou investigações que, no que se relaciona à prática docente, desejam compreender práticas de uso por professores de materiais que tratam do tema energia e compreender e propor em conjunto com o professor, estratégias de mediação para o tratamento didático do tema energia.
Conflitos ambientais e cidadania: um estudo do caráter educativo dos movimentos sociais (2007 – 2008)
Projeto financiado pela Pró-reitoria de Pesquisa da UFJF. O projeto objetivou-se em mapear os conflitos ambientais no município de Juiz de Fora, a partir dos saberes dos integrantes dos movimentos sociais locais envolvidos nestes conflitos. O argumento é o de que o caráter educativo presente nos saberes criados e recriados no interior desses movimentos e em seus mecanismos de participação e enfrentamento dos conflitos possibilita a construção de uma cidadania participante.