JURA 2023 UFJF – Dia Mundial do Meio Ambiente

A mesa-redonda “As lutas com a terra e pela terra: educação popular e reforma agrária” ocorrerá pela celebração do dia do meio ambiente na Faculdade de Educação às 19h no Anfiteatro Paulo Freire.

O evento ocorre em meio às atividades da 10° Jornada Universitária pela Reforma Agrária Popular da UFJF em 2023 e terá a presença da artista Laura Conceição, do Prof Dr. Emmanuel Almada da UEMG (Grupo kaipora) e da estudante da UFJF, Júlia Guerra, integrante do GEA e do MST. A mesa será mediada pela Profa Dra. Angelica Cosenza, Diretora da Faculdade de Educação da UFJF e coordenadora do GEA/UFJF.

Apesar de celebramos o dia do meio ambiente em função de nossa rica sociobiodiversidade, não temos muito a comemorar, pois a atual conjuntura (ainda que num governo democrático) nos atravessa com práticas e políticas antiecologicas, como a que estamos vivenciando nos últimos dias no congresso nacional, que ataca as pastas dos ministérios do meio ambiente e povos indígenas e tenta criminalizar o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Há uma continuidade no grupo conservador brasileiro na tentativa de enfraquecer as políticas socioambientais  e os movimentos sociais agrários e ambientalistas. Marcar o dia do meio ambiente pela denúncia das injustiças ambientais e intenção de desmonte ambiental,  assim como anunciar o direito à terra e o direito ao meio ambiente sadio e para todxs, assim como o direito à soberania alimentar é nossa intenção.

Pensar a questão ambiental junto da agrária permite problematizar o sistema agroalimentar no Brasil, o qual concentra terra, objetifica e monetariza a natureza, desterritorializa comunidades e produz fome. Discurtir às relações entre sociedade e soberania alimentar, com foco em processos educativos e que possibilite a compreensão do que são “alimentos saudáveis”,  para além de uma questão nutricional é tema caro à educação ambiental contemporânea.

Pretendemos trazer reflexões que partem de injustiças ambientais, para pensar o papel da agroecologia e dos movimentos sociais, como o MST, na superação de tais injustiças.
Pensamos que há um caráter educativo tecido nos e com os movimentos sociais capaz de formar sujeitos ecopolíticos no desafio de enfrentar, em conflitos socioambientais, às injustiças geradas principalmente  pelo agronegócio e pela mineração no Brasil. Nesse sentido, a universidade, por meio da formação em  educação ambiental e aliada aos movimentos sociais ajuda a formar esse sujeito ecopolitico . Esse é o nosso desafio a esperança que nos anima.

Quando: Dia 05 de Junho Dia Mundial do Meio Ambiente

Evento: Programação da 10° Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular (JURA)

Onde: Faculdade de Educação da UFJF a partir das 19h – Anfiteatro Paulo Freire

Mesa-redonda “As lutas pela terra e com a terra: educação ambiental popular e reforma agrária”
Convidados/as: Prof. Emmanuel Almada (UEMG/Kaipora), Júlia Guerra (UFJF/MST/GEA) e mediação da Profa. Angélica Cosenza (Faced/UFJF/GEA).

Apresentação artística: Laura Conceição Mc e Poeta de Juiz de Fora.

Feirinha Agrária de Sabores e Saberes Gabriel Pimenta