Agroecologia escolar: quando professores/as e agricultores/as se encontram
Com muita alegria, o GEA apresenta sua mais recente produção, o livro “Agroecologia Escolar: quando professores/as e agricultores/as se encontram”. Nele, o diálogo entre saberes se aponta nos capítulos em que professores/as e agricultores/as escrevem juntos atravessados por um interesse comum: o de sentir a natureza, plantar, colher, coletar, produzir com ervas (algumas medicinas), transformar alimentos e cultivar a humanização do ser na/com a natureza.
Ele conta sobre um percurso iniciado em 2016 na pesquisa sobre educação ambiental em hortas escolares e fortalecido por um projeto de extensão da UFJF na busca do que qualificamos como “Agroecologia Escolar”.
Ao apresentarmos reflexões e práticas sobre a Agroecologia Escolar em sintonia com a Educação Ambiental, colocamos em questão modos de ser, existir e resistir, em diálogo com sabedorias guardadas, com o ouvido voltado ao interior, à procura do coração.
Agradecemos ao Philippe Layargues pelo forte prefacio, aos colegas do Nupem da UFRJ por acolherem essa produção. Valeu Rafael Nogueira! E a todas as escolas das redes municipal e estadual de educação de juiz de fora, movimentos sociais e associações de agricultores/as locais.
Um dia no Campo
No Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da CAPES, o PIBID, de que a UFJF toma parte desde o nascimento de tal programa de formação de professores/as. Em 2019 a produção deste material paradidático denominado “Um dia no Campo” visou contemplar várias escolas e projetos do PIBID que estavam desenvolvendo trabalhos com hortas. A produção tematiza o diálogo entre Seu Benedito e José , pai e filho sobre o cotidiano da agricultura familiar. Trata da descoberta pelo filho da riqueza ambiental que envolve o ofício de seu pai, das tradições dos guardiões de sementes, da relação agroecologia×agronegócio.
Um livro produzido pela coordenadora institucional do PIBID e estudantes do curso de Ciências Biológicas dedicado a estudantes de algumas escolas locais do PIBID que vivem a relação Campo /Cidade e que assumem hortas. A educação ambiental foi nesse produto contemplada a partir da problematização da agroecologia e de novos valores ecológicos que o uso das hortas permite. Essa produção contou com a expertise do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental da Universidade Federal de Juiz de Fora (GEA – UFJF), coordenado pela Profa. Angelica Cosenza Rodrigues (que foi coordenadora PIBID entre 2016 e 2022).
O livro estabelece diálogo entre saberes e possibilita caminhos educativos de sentir a natureza no exercício e trabalho de plantar, colher, coletar, produzir com ervas (algumas medicinas), transformar alimentos e cultivar a humanização do ser na/com a natureza. No âmbito deste grupo de estudos, ele toma parte em um percurso iniciado em 2016 na pesquisa sobre educação ambiental em hortas escolares e fortalecido por projetos de extensão da UFJF na busca do que qualificamos como “Agroecologia Escolar”. Um dia no Campo contribui no âmbito escolar com reflexões e práticas sobre a Agroecologia Escolar em sintonia com a Educação Ambiental, e colabora com a construção de novos modos de ser, existir e resistir, em diálogo com sabedorias tradicionais guardadas. Este livro foi financiado com verba do PIBID CAPES (Projeto Prof Licenciaturas)
Acesso ao livro “Um dia no Campo” (Formato PDF, tamanho 6,4MB) (Abre na mesma aba)
Postamos também vídeos de alguns usos pedagógicos do livro um dia no campo: