Confira os Anais do XI EPEA

Confira os Anais do XI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental! O evento foi realizado entre os dias 07 a 10 de maio de 2023 na Universidade Federal da Bahia junto a Universidade Estadual de Feira de Santana e teve com temática central: “Pesquisa em Educação Ambiental, antiecologismo e práxis política: quais conhecimentos para qual sociedade?”

Sendo um importante evento para o campo da educação ambiental, nessa publicação estão reunidos os trabalhos apresentados, abrangendo pesquisas em Educação Ambiental de diversos grupos e Programas de Pós-Graduação no Brasil.

O GEA/UFJF obteve uma expressiva participação nos Grupos de Discussão de Pesquisa (GDP), com destaque para ao GDP “Pesquisa em EA e Ecologia Política” coordenado pela Profa. Anne Kassiadou (GEASur/UNIRIO) e Profa. Angélica Cosenza (GEA/UFJF). Além disso, tivemos participações nos GDPs “Pesquisa em EA em contextos não escolares” e “Pesquisa em EA e a formação de Educadores e Professores”.

Acesse os trabalhos e contribuições nos ANAIS DO XI EPEA (link abre na mesma página)

Confira os trabalhos publicados e suas autorias:

GDP Pesquisa em EA e Ecologia Política

Saberes, conflitos e narrativas da comunidade carroceira

Gustavo Taranto Epprecht
David Lenis Damaceno de Castro

Quilombo como movimento socioterritorial e socioambiental: potencialidades do quilombismo no combate ao racismo ambiental

Fernanda Ciriaco de Oliveira
Vicente Paulo dos Santos Pinto

Conflitos ambientais da desterritorialização de Itueta/MG: Possibilidades para a Educação Ambiental

Thiago Martins Santos

Plantas alimentícias não convencionais nos quintais: as educabilidades das grietas no sistema agroalimentar

Cristina Schittini
Angélica Cosenza

A feira agroecológica orgância enquanto espaço de educabilidade: o que documentos internos da associação MOGICO anunciam

Fernanda Vandanezi
Angélica Cosenza

Paleontologia e educação ambiental: discursos e significações em material educativo informatio na rota das grutas Peter Lund, MG

Camila Neves Silva
Angélica Cosenza Rodrigues

GDP Pesquisa em EA e a formação de educadores e professores

Agroecologia escolar: um estudo de percursos formativos docentes.IN: BARZANO, M. A. L. et al.. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental

Emanuelle Tavares Barreto dos Reis
Júlia Guerra de Oliveira Gomes
Pedro Luiz Sanglard Silva Martins

GDP Pesquisa em EA em contextos não escolares

A educação ambiental e as visitas escolares no jardim botânico da UFJF: o que pensam os(as) monitores(as) ambientais?

Drielli Vivian Selleni de Souza Dutra