Reforma agrária popular: em defesa da natureza e de alimentos saudáveis

Como parte da 10° Jornada Universitária pela Reforma Agrária Popular (JURA) da UFJF, o GEA propôs a Oficina “Reforma Agrária Popular: em defesa da Natureza e de Alimentos Saudáveis” no dia 22 de maio.

A oficina teve como temas centrais a soberania alimentar e a questão agrária. O nosso objetivo foi desvelar a hegemonia do sistema agroalimentar hegemônico e suas consequências nefastas no âmbito social e ambiental a partir de estudos de caso. Segundo a integrante do GEA, Cristina Schittini, a manhã proporcionou um lindo momento em torno da dinâmica em que cada participante escolheu um elemnto disponível no centro da roda, apresentando assim, o significado que este elemento surgeria: “essa dinâmica nos permitiu compreender de qual ponto iríamos partir para nossas discussões”.

Os estudos de caso trouxeram reflexões sobre como alimentação é permeada de poder e ideologia.

A mística despertou o pensamento reflexivo sobre a diferença entre ocupação e invasão, assim como, de que forma a nossa Constituição apresenta o nosso direito de ocupação de terra, o que reflete a histórica e intensa luta dos movimentos sociais, principalmente a luta pela Reforma Agrária Popular.

Oficina “Reforma Agrária Popular: em defesa da Natureza e de Alimentos Saudáveis” JURA 2023 (22/05)
Expositoras:
Cristina Schittini (GEA/PPGE/UFJF)