A saúde mental define o nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Afeta a maneira como pensamos, sentimos e agimos quando enfrentamos a vida. Também ajuda a determinar como lidamos com o estresse, nos relacionamos com os outros e tomamos decisões. A UFJF conta com com alguns serviços de apoio a comunidade acadêmica relativos a saúde mental. Entre as ferramentas, tanto as disponibilizadas pela Universidade quanto o Centro de Valorização da Vida, que é uma ferramenta externa.
O Centro de Valorização da Vida é uma associação civil, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil é o espaço, dentro da estrutura da Universidade Federal de Juiz de Fora, dedicado à formulação, implantação, gestão e acompanhamento de políticas de assistência estudantil. Por assistência estudantil, compreende-se o enfrentamento de demandas socioeconômicas dos (as) discentes, para que a democratização da permanência no ensino superior seja acompanhada de efetivas possibilidades de permanência dos (as) estudantes; bem como o enfrentamento de demandas psicopedagógicas, com o objetivo de que o nosso universo crescente de alunos (as) possa se sentir acolhido e reconhecido em sua diversidade e singularidades.
A Proae também oferece, em parceria com o Departamento de Psicologia da UFJF, o projeto “Fala aí! Acolhimento psicológico ao estudante da UFJF”. O projeto disponibiliza aos estudantes um espaço de atendimento imediato, sem a necessidade de aguardar um agendamento, onde a sessão é realizada no mesmo dia da solicitação ou, no máximo, no dia seguinte. A intenção do projeto é oferecer escuta imediata no momento em que o estudante está passando por algum sofrimento e deseja falar. Para solicitar o atendimento basta que o estudante envie um recado no WhastApp. A equipe do projeto retornará o contato e combinará a sessão para a primeira ocasião possível para o estudante e o plantonista.
O Centro de Psicologia Aplicada (CPA) atende às demandas de ensino do curso de Psicologia da UFJF e de atendimento gratuito para a população local.