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Projetos

 Atualizado em 18/09/2023

Nesta página, você encontra informações sobre as diversas ações de extensão que são desenvolvidas na Faculdade de Letras.


Sumário



Contos de Mitologia


O projeto Contos de Mitologia tem levado, desde o ano de 2014, ao público externo da UFJF os frutos do trabalho desenvolvido pela equipe de Língua e Literatura Latina da Faculdade de Letras da UFJF, por meio da contação de histórias da Antiguidade Clássica. Nosso objetivo é difundir o conhecimento dos Estudos Clássicos e o gosto pela leitura nas crianças, além de incentivar a formação continuada dos participantes do projeto, aprimorar especialmente a formação acadêmica e didática dos bolsistas e e promover a aproximação entre universidade e comunidade, em especial os cursos de licenciatura da Faculdade de Letras, e a escola de formação básica. Como fio condutor, selecionamos narrativas das “Metamorfoses”, do poeta latino Ovídio.

Além dos conteúdos vinculados aos Estudos Clássicos, abordamos diversas habilidades ligadas à linguagem oral e escrita, em diferentes níveis, questões de planejamento da atividade, trabalho em grupo e proporcionamos, ainda, a continuidade da integração entre o trabalho extensionista e as demais áreas de atuação que compõem o conhecimento acadêmico. Desejamos colaborar para que as crianças atendidas pelo projeto vislumbrem a possibilidade de um futuro melhor para si mesmas, como adultos que irão gozar de cidadania, capazes de se fazerem críticos e reflexivos através do conhecimento proporcionado pelo acesso a alguns aspectos formadores de sua própria cultura, muito explorados atualmente pela indústria cinematográfica, editorial e de jogos, embora pouco trabalhados em determinados segmentos sociais, além de colaborar para sua expressão oral e escrita em diferentes contextos. Pretendemos ainda formar professores mais conscientes do ambiente sociocultural com o qual poderão se deparar em seus futuros ambientes de trabalho e de como é possível desenvolver ações integradas, criativas, transformadoras, significativas e respeitosas para todos os envolvidos.  A prof.ª Dr.ª Fernanda Cunha Sousa é a responsável pelo projeto.

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Teatro na Escola


Logo do projeto Teatro na EscolaA oficina Teatro na Escola é uma disciplina de orientação extensionista pertencente ao currículo de graduação da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora (FALE-UFJF), desde o primeiro semestre letivo de 2012, sendo quase integralmente ministrada na Escola Municipal Murilo Mendes (Juiz de Fora – MG) em período não pandêmico. O projeto dedica-se ao registro e à documentação das práticas e reflexões realizadas no âmbito da oficina. As abas possibilitam acesso ao que se produz em termos de estreitamento do vínculo entre Educação Superior e Básica. O propósito é dar visibilidade ao que o teatro pode contribuir para o ensino e a aprendizagem de língua materna, em termos de interpretação e produção de textos, bem como para as interações docente-discentes e para a formação intelectual e crítica de cidadãos.

O professor Dr. Luiz Fernando Matos Rocha do Departamento de Letras (DLET) é o propositor do projeto e atual professor da oficina Teatro na Escola.

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Projeto de Universalização em Línguas Estrangeiras – PU


O Projeto de Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras foi criado em 2000, a partir de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação e a Faculdade de Letras. O Projeto de Universalização oferece à comunidade interna da UFJF (discentes, docentes e técnicos administrativos) cursos de línguas estrangeiras modernas, clássicas e Libras. Atualmente, oferta aproximadamente 2.000 vagas em 59 turmas, disponibilizando aos graduandos cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Latim e Libras.

Metodologia

O Projeto tem por foco principal o ensino das línguas nas sua abordagem instrumental.  Esta deve ser entendida como uma via de fornecer a seus usuários a aquisição e o desenvolvimento de competências de leitura em gêneros textuais básicos (notícias, narrativas, manuais, catálogos, artigos de opinião, cartas e correspondência) e gêneros específicos das diversas áreas de conhecimento. Além disso, seu foco vem sendo ampliado, no sentido de garantir uma instrumentalização básica também para a compreensão oral nas línguas neolatinas (Francês, Italiano e Espanhol).

Objetivo

Além da habilitação dos estudantes da UFJF em Língua Estrangeira Instrumental, o P.U. está comprometido com o processo de formação de professores de Língua Estrangeira. No caso dos alunos-bolsistas da UFJF, a inserção em ambientes pedagógicos diversificados revela-se mais produtiva que o estágio profissionalizante canônico, proporcionando aos bolsistas graduandos em Letras a equiparação de estágio supervisionado em língua estrangeira.

Para mais informações, acesse o site do Projeto de Universalização em Línguas Estrangeiras (abre em nova janela)

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Programa Boa Vizinhança – Línguas


Programa de extensão Boa Vizinhança Línguas, realizado em parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e a Faculdade de Letras há cerca de 20 anos. O Programa Boa Vizinhança – Línguas oferece à comunidade externa da UFJF  cursos de línguas estrangeiras modernas, clássicas e Libras. Atualmente, são oferecidos 8 (oito) cursos de línguas: Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Libras, Grego Clássico, Latim e Português como Língua de Acolhimento à população do município de Juiz de Fora, prioritariamente aos moradores dos bairros do entorno do campus.

Para mais informações, acesse o site da PROEX (abre em nova janela)

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Fantástico Brasil


Fantástico Brasil é um projeto de extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), coordenado pela Prof.ª Dr.ª Carolina Alves Magaldi e composto por voluntários, da graduação e da pós-graduação, em parceria com disciplinas do Bacharelado em Tradução Português-Inglês. O projeto visa à internacionalização da literatura fantástica brasileira contemporânea e à formação de uma comunidade literária de fantasia nacional por meio da publicação de uma coletânea de contos inéditos representativos dessa categoria literária em língua inglesa.

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Mitologia do conflito e Astronomia


O projeto de extensão “Mitologia do Conflito e Astronomia” visa formalizar a parceria estabelecida entre professores e pesquisadores tanto do King’s College London, como da Faculdade de Letras e do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora para a produção de 13 roteiros cinematográficos a respeito das Constelações do Zodíaco (incluindo a de Ofiúco ou Serpentário, o “13º signo”), partindo das fontes literárias antigas que deram origem a seus nomes. Tais roteiros serão ponto de partida para a preparação de vídeos em 3D destinados à exibição no domo do Planetário do Centro de Ciências, de modo a fomentar uma nova série de atrações para tal espaço (que recebe em média 50.000 visitantes por ano), conectando três temas de interesse para as referidas instituições, respectivamente: resolução de conflitos, mitologia clássica e astronomia. Além disso, a verba já obtida na Inglaterra para a execução do projeto (£1981 pelo edital 2023-24 do Arts & Humanities Research & Scholarship Funding Scheme) prevê a publicação de um e-book de acesso gratuito com foco em propostas de atividades paradidáticas que visem à resolução de conflitos, partindo das histórias mitológicas de catasterismos (conversões em estrelas) narradas originalmente em grego clássico e em latim. Embora a atribuição de autoria seja uma questão controversa para grande parte dos corpora da Antiguidade, a tradição aponta, respectivamente, Eratóstenes de Cirene (matemático, gramático, poeta, geógrafo, bibliotecário e astrônomo que teria vivido no norte da África entre 276 e 194 antes da era comum) e Caio Júlio Higino (intelectual oriundo possivelmente da Hispânia, chamado “o liberto de Augusto” por seu passado como escravo, que teria vivido, por sua vez, entre 64 AEC e 17 EC) como as principais fontes para as narrativas mitológicas sobre as Constelações do Zodíaco. Esta proposta, portanto, concentrar-se-á no trabalho sobre ambos os autores, associando-se às ações de dois outros projetos em andamento na Faculdade de Letras: “Contos de Mitologia” e “Retórica Clássica para Resolução de Conflitos”.

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