Fechar menu lateral

Língua, cultura e práticas sociais: uma experiência didática no ensino de francês

“Aprender uma língua estrangeira implica, necessariamente, aprender a interpretar e agir em práticas sociais culturalmente situadas.”
(SCHLATTER, 2015)

O Projeto de Universalização da Oferta das Línguas Estrangeiras (P.U.), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino de idiomas para graduandos, pós-graduandos e servidores ativos da instituição, bem como promover a formação inicial e o desenvolvimento da experiência docente de seus bolsistas. O projeto é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Cristina Villaça, docente do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas.

No âmbito desse projeto, o professor-bolsista Talles Augusto dos Santos, orientado pela Prof.ª Dr.ª Fernanda Murad, organizou uma visita técnica guiada ao Museu Mariano Procópio com sua turma da disciplina de Língua Francesa I. A atividade teve como propósito favorecer a imersão cultural dos discentes, aproximando-os de importantes obras e documentos do acervo em língua francesa, tais como o manuscrito de Victor Hugo, o quadro Sans titre de Fragonard, porcelanas francesas no estilo Louis XVI, o leque da Viscondessa de Cavalcanti (assinado por diversas personalidades francesas), além de outros documentos históricos que compõem o acervo do museu.

A proposta fundamenta-se na compreensão de que língua e cultura são indissociáveis. Conforme apontam estudos da área de ensino de línguas, a ênfase exclusiva em regras gramaticais e vocabulário, dissociada dos contextos culturais de uso, pode limitar a competência comunicativa e gerar interpretações inadequadas em situações sociais reais. Nesse sentido, atividades pedagógicas como visitas técnicas guiadas configuram-se como estratégias essenciais para ampliar o repertório linguístico e cultural dos estudantes, superando as limitações de práticas restritas a materiais didáticos e diálogos fictícios, e promovendo uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.

A realização da atividade contou com o apoio e a colaboração de diversas instâncias e pessoas, às quais registramos nossos sinceros agradecimentos: à equipe do Museu Mariano Procópio; à equipe do MAPRO, na figura da senhora Maria Lúcia Ludolf de Mello; à professora Maraliz Castro; aos servidores e amigos Klauber Gomes, Danieli Macedo e Luana Rodrigues; à Secretaria da Faculdade de Letras; à direção da Faculdade de Letras, na pessoa da Prof.ª Dr.ª Nicea Nogueira, e à vice-diretora, Prof.ª Dr.ª Fernanda Cunha; às professoras Drª Júlia Simões e Drª Cristina Villaça, pelo constante apoio institucional e acadêmico.