Entre os dias 24 e 26 de setembro, o Auditório de Letras da UFJF será palco da 3ª Semana de Letras-Libras e Setembro Azul, evento que integra a programação do Setembro Surdo, mês dedicado à valorização da comunidade surda, da Libras e das identidades culturais bilíngues.
A iniciativa conta com mesas-redondas, palestras, oficinas e comunicações orais, reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais para refletir sobre temas como educação bilíngue, literatura surda, ensino de Libras e linguística das línguas de sinais.
A programação inclui a participação de convidados(as) renomados(as), como Jeanie Liza Marques Ferraz de Macedo, que abordará “A interseção necessária por uma educação bilíngue e antirracista”, e Heloise Gripp Diniz, que discutirá “Variação linguística das letras na soletração manual da Libras”. Também serão realizadas oficinas com Carlos Antônio Jacinto, apresentações de pesquisas em andamento e uma mesa-redonda com ex-alunos do curso de Letras-Libras.
Além das atividades no campus, o evento terá ainda uma visita guiada ao Museu de Arte Murilo Mendes, ampliando os espaços de diálogo entre cultura, acessibilidade e inclusão.
As submissões de trabalhos para apresentação oral podem ser feitas até o dia 17 de setembro, em formato de resumo escrito em português (150 a 300 palavras) ou em vídeo em Libras (até 3 minutos). O resultado da seleção será divulgado em 22 de setembro.
Com início sempre às 19h, a 3ª Semana de Letras-Libras e Setembro Azul busca fortalecer a difusão da Libras, incentivar a produção acadêmica e promover o encontro entre comunidade surda e ouvinte em um espaço de trocas e valorização da diversidade linguística.