A visita guiada ao Museu Mariano Procópio foi uma iniciativa do professor-bolsista do Projeto de Universalização – Francês Talles Augusto dos Santos, que além da visita guiada articula o Projeto de Musicalização Infantil Doce Flautear. Abaixo temos algumas palavras do professor:
“Estudar cultura ao aprender uma língua estrangeira é indispensável para uma comunicação verdadeiramente eficaz. Segundo alguns especialistas como Kleimen (1995, p. 19), Schlatter (2015, p.9), por vezes valorizamos regras gramaticais ou vocabulário ensinados e postulados por especialistas, mas negligenciamos os contextos culturais que moldam o uso real da língua. Isso pode levar a interpretações equivocadas ou à reprodução de comportamentos inadequados em situações sociais.
Compreender aspectos culturais — como expressões idiomáticas, gestos, e normas sociais — ajuda a superar barreiras linguísticas e a construir conexões mais autênticas. Aprender uma língua sem estudar sua cultura é como entender palavras sem captar o significado, limitando nosso potencial de interação e empatia no mundo. Uma vez que na sala de aula de Língua Estrangeira, a atividade pedagógica está longe de propiciar uma prática ideal, pois tem sido historicamente mediada por materiais didáticos que organizam os conteúdos em torno de diálogos fictícios e pouco significativos para os alunos (Coracini, 2002; Widdowson, 1991), atividades tais, como a em voga – a Visita técnica guiada, tornam-se cada vez mais basilares. Estas, são algumas das motivações para o evento.
Nossos sinceros agradecimentos à diretora do Museu Mariano Procópio, Maria Lúcia Ludolf de Mello, a nosso condutor, Sérgio Augusto Vicente, ao Pós Doutorando Maciel Antônio Silveira Fonseca – ICH, à secretaria da Fac. de Letras, sobretudo Klauber Gomes, a direção da Fac. de Letras na figura da Prof.ª Dr.ª Aline Alves Fonseca e a coordenadora do Projeto de Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras, P.U, Prof.ª Cristina Vilaça”.