A revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea está recebendo artigos e resenhas para a edição de julho de 2014. Publicada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da Universidade de Brasília, a revista tem o compromisso de fomentar o debate crítico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina.
O número 44 trará uma seção temática sobre “Literatura e ditadura”
Por ocasião dos 50 anos do golpe militar do Brasil, propõe-se uma reflexão a respeito da literatura que se debruçou, direta ou alegoricamente, sobre o período, buscando, agora, uma apreciação menos circunstancial desta produção. Embora não se possa contar com uma narrativa compartilhada – portanto comum – sobre os acontecimentos que marcaram 21 anos de regime militar, invadiram o cotidiano e condicionaram a imaginação de todo o País, a literatura, em muitos momentos, desempenhou um papel relevante do ponto de vista de exposição da memória traumática, da elaboração das perdas e dos lutos, da recomposição dos fragmentos que pudessem criar, de algum modo, imagens não hegemônicas do passado. Serão avaliados artigos que pensem essa produção de forma mais panorâmica, ou que se detenham sobre obras e autores específicos.
Dossiê proposto por Regina Dalcastagnè (UnB) e Roberto Vecchi (Università di Bologna).
A revista conta também com uma seção de tema livre, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literatura brasileira contemporânea. Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.
O prazo final para o envio de artigos e resenhas é 10 de dezembro de 2013.
Normas para publicação:
Os artigos devem ser inéditos e precisam ser encaminhados em arquivo formato DOC ou DOCx, em Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5. As remissivasbibliográficas devem aparecer no sistema autor/data, entre parêntesis, em meio ao texto, como no modelo: (Bourdieu, 1998, p. 37). Demais informações devem vir em notas, reduzidas, de rodapé. As referências completas devem constar no final do texto, seguindo a ordem: sobrenome do autor em caixa alta, prenome em caixa alta e baixa, ano de publicação entre parêntesis, título do livro, edição, cidade e editora. É necessário incluir um resumo, um abstract, três ou quatro palavras-chave e algumas linhas com os dados do autor, incluindo um e-mail que possa ser divulgado e o endereço postal para onde deverão ser encaminhados três exemplares da revista, caso o texto venha a ser publicado.
As resenhas sobre literatura ou textos teóricos não devem exceder cinco páginas. Não há número fixo de páginas para os artigos.
Os artigos e resenhas devem ser enviados para: revistaestudos@gmail.com