A Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, tornando obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena em todos os estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio públicos e privados do Brasil. A Lei nº 11.645 explicita ainda o lugar privilegiado das disciplinas de literatura, história e educação artística para a articulação desta discussão.
Objetivando a produção de massa crítica em torno desta temática marcada pela interdisciplinaridade, articulando questões caras tanto à literatura quanto à educação, a revista Nau Literária propõe para o seu dossiê o tema Literatura infantil e alteridade no mundo lusófono. Como se dá a representação da diferença na literatura infantil dos países lusófonos? De que maneiras a produção recente no campo da literatura infantil está sendo pensada pelos escritores africanos e afrobrasileiros como locus enunciativo, e quais as consequências disso na materialidade do texto literário? Como a questão das relações étnico-raciais e das relações de gênero é trabalhada na literatura infantil dos países lusófonos? Quais as condições de circulação e recepção, no Brasil e em Portugal, da literatura infantil escrita por autores africanos, e vice-versa? Quais são as problematizações articuladas na literatura infantil acerca da representação dos povos originários da América Latina? Como se apresenta o embate entre a tradição, a modernidade e a pós-colonialidade na literatura infantil dos países lusófonos?
Gostaríamos que os colaboradores encarassem estas questões norteadoras não como diretrizes fixas, mas como provocações intelectuais que se desdobram e se capilarizam em outros subtemas, relacionando a literatura infantil à pauta de discussões dos estudos culturais e das teorias contemporâneas.
A revista recebe ainda colaborações para a seção livre, e resenhas de livros de interesse para a área dos estudos de literatura lusófona recentemente publicados.
Data final para envio de artigos: 15 de abril de 2013
No campo “Comentários ao editor” do processo de submissão, indique o interesse em fazer parte deste dossiê.
Maiores informações, bem como as normas para submissão de artigos, podem ser encontradas em:
http://seer.ufrgs.br/NauLiteraria/about/submissions#authorGuidelines