O quarto dia da I Semana de Letras foi marcado por quatro minicursos que abordaram as seguintes temáticas: “Sistema Nominal: o presente comprova o passado”, “A mulher na Literatura Ocidental”, “Sistema verbal: do latim ao português” e “Machado de Assis”. A programação contou ainda com o XVI Seminário de Iniciação Científica e com uma Leitura, apresentada pelo grupo Giz-en-Scène.
De acordo com a Profª Drª Marta Cristina da Silva, vice-diretora da Faculdade de Letras (Fale) da UFJF e membro da comissão organizadora do evento, a participação dos estudantes é algo que deve ser destacado. “O que é apresentar uma comunicação, o que é participar de uma conferência, de uma mesa redonda. Tudo isso faz parte da formação do aluno. É uma experiência que ele deve ter fora do contexto da sala de aula”.
O encerramento da programação do dia aconteceu às 20h30 com a apresentação da peça “Anfitrião”, uma comédia latina antiga escrita por Plauto no século III a.C. O grupo Giz-em-Scène, que lê peças antigas e contemporâneas, existe há 21 anos e já fez 153 apresentações. É formado por professores e alunos de latim e de grego da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, e por um professor de Sânscrito da Universidade de São Paulo (USP). Segundo a Profª Drª Edvanda Bonavina da Rosa, professora de grego do Departamento de Lingüística da FCL da Unesp, o Giz-em-Scène surgiu da percepção de que os alunos prestavam mais atenção aos leatores (leitores das peças) do que aos textos durante uma Leitura realizada em um evento da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Um ano depois, houve a formação do grupo, que não só incentivaria a leitura de textos, mas também a divulgação. “A nossa intenção é didática. A gente entra em uma brincadeira com o público”, explicou a professora. “Anfitrião”, peça apresentada pelo Giz-em Scène, provocou risadas nos espectadores e aplausos em pé.
De acordo com Wagner Lacerda, estudante do Mestrado em Estudos Literários da UFJF, “a Semana de Letras tem transcorrido de maneira bastante positiva porque faz uma ligação entre as diversas áreas do curso: Estudos Clássicos, Lingüística e Literatura”. A vice-diretora da Fale compartilha o mesmo ponto de vista. “Embora ainda tenha muitas atividades na Semana, já é possível fazer uma avaliação do que ocorreu até aqui. Algo muito interessante nesse evento foi uma integração dos vários campos do saber, das várias áreas disciplinares que ajudam na formação do estudante de Letras, do futuro profissional de Letras”, destaca a vice-diretora Marta Cristina.
Para marcar o encerramento do evento, o Centro Acadêmico (CA) de Letras preparou uma festa para hoje, sexta-feira, a partir das 21h: um Sarau, onde professores e alunos recitarão poemas, e as bandas Visco e Lumière serão as grandes atrações. A festa acontece na Fale e será aberta ao público.