O terceiro dia da I Semana de Letras foi encerrado com a conferência que contou com a presença de dois importantes pesquisadores dos estudos latino-americanos. O pesquisador uruguaio, Pablo Rocca, professor da Universidad de la República Montevideo, discorreu sobre seu trabalho “Um diálogo crítico americano: Ángel Rama e Antonio Candido”. O professor analisou questões da literatura latino-americana sob a ótica desses dois intelectuais, que se conheceram em Montevideo e, a partir de então, começaram a dialogar sobre essa temática, em uma troca de idéias que se ampliaram. O uruguaio Pablo Rocca concorda com o pensamento de Antonio Candido de que a nossa literatura foi imposta pela colonização. “As línguas americanas foram apagadas e toda possibilidade de criar uma literatura americana foi cortada. Nossa literatura é fortemente marcada pelos padrões críticos europeus”, concluiu o professor.
Também participou da conferência a professora doutora da Universidade Federal Fluminense, Lívia Reis. Ela apresentou o trabalho “Cartografias do ensaio latino-americano”, no qual traçou o percurso dos ensaios e abordou as questões de identidades nacionais e ocidentais. Lívia Reis acredita que é possível pensar no ensaio como um diagnóstico das identidades culturais. “Trazer essa discussão para a I Semana de Letras é importantíssimo, pois precisamos parar para pensar sobre o que somos e o que produzimos”, afirmou a professora.
Além da conferência, os participantes da I Semana de Letras conferiram uma programação diversificada durante o terceiro dia do evento. Pela manhã foi realizada a mesa-redonda “Teorias de gênero e ensino de língua – o estado da arte”. Compuseram a mesa as professoras doutoras Rosângela Hammes Rodrigues, da Universidade Federal de Santa Catarina, Ângela Paiva Dionísio, da Universidade Federal de Pernambuco, e Marta Cristina da Silva, da UFJF.
À tarde, os estudantes presenciaram a discussão sobre as questões de ensino de latim. O assunto foi abordado na segunda mesa-redonda do dia, que contou com a presença do professor da Unicamp, Fábio Fortes, e dos professores da Universidade Federal de Viçosa, Daniela Samira Cruz Barros e Edson Ferreira Martins.
Na seqüência, as professoras doutoras da UFJF, Maria Luiza Scher e Terezinha Scher, ministraram o mini-curso sobre o escritor Machado de Assis. Os participantes estudaram dois contos do autor: “A missa do galo” e “A Cartomante”. O mini-curso teve 75 inscritos, 25 a mais do que o número previsto, e precisou ser aberto aos interessados em participar como ouvintes.
A I Semana de Letras vai até sexta-feira, dia 17, com programação de 8h30 min. às 21horas.