Fechar menu lateral

Enade 2025 será aplicado em quatro modalidades de avaliação para graduação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) (abre em nova janela) anunciou que, em 2025, serão realizadas quatro modalidades de avaliação dos cursos de ensino superior no país. Elas integram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e vão reunir 35 áreas de conhecimento. Confira abaixo cada grupo avaliativo:

1. Enade – ano 1 do ciclo avaliativo 

O modelo tradicional do exame será mantido com a avaliação de cursos de Bacharelado e Superiores de Tecnologia nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas. Na UFJF, os cursos participantes serão: Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Design, Direito e Psicologia.

Previsão de aplicação da prova: 23 de novembro

Normativas: Portaria nº 33, de 17 de janeiro de 2025 – institui as Comissões Assessoras de Área (CAAs) para os Cursos de Bacharelados e Cursos Superiores de Tecnologia na edição 2025 do Enade

Portaria Mec nº 392, de 26 de maio de 2025 – Dispõe sobre o Enade, edição de 2025, para os cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia referentes ao ano I do ciclo avaliativo (abre em nova janela).

👁️ Edital Enade e outras informações atualizadas na página Enade 2025 – ano I do ciclo avaliativo

 

2. Enamed

Como novidade, está instituído o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), também com a possibilidade do uso dos resultados pessoais no Exame Nacional de Residência (Enare). Na UFJF, participam os cursos de Medicina do campus Sede e do Campus Avançado de Governador Valadares.

Previsão de aplicação da prova: 19 de outubro

Normativa: Portaria MEC nº 330, de 23 de abril de 2025 

Portaria Mec nº 393, de 26 de maio de 2025 – Altera a Portaria Normativa MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018, que dispõe sobre os procedimentos de competência do INEP referentes à avaliação de cursos de Medicina. (abre em nova janela)

👁️ Edital Enamed e outras informações atualizadas na página Enamed 2025

3. Enade das Licenciaturas – duas modalidades (teórica e prática)

Está confirmada a 2ª edição do Enade das Licenciaturas, nos mesmos moldes da edição 2024 (ainda em andamento), mantendo-se as avaliações teórica e prática. A diferença para este ano é que os participantes poderão utilizar seus boletins de desempenho individual em concursos públicos que adotarem a nova Prova Nacional Docente (PND) como forma de ingresso profissional. 

Na UFJF, participam deste processo os cursos de Licenciatura em: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Computação, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Música, Pedagogia e Química.

e) Edital da Avaliação da Prática do Enade das Licenciaturas,= (com realização prevista a para o segundo semestre de 2025); 

Previsão de aplicação da prova: 26 de outubro

Normativas: PORTARIA MEC Nº 96, de 11 de fevereiro de 2025 – aplicação da Prova Nacional Docente – PND, no âmbito do Programa Mais Professores para o Brasil, de que trata o Decreto nº 12.358, de 14 de janeiro de 2025

Portaria nº 315, de 26 de maio de 2025 – Dispõe sobre a Matriz de Referência do componente de Formação Geral Docente, no âmbito do Exame
Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas e da Prova Nacional Docente (PND), a partir da edição 2025. (abre em nova janela)

👁️ Edital da Avaliação Prática e outras informações atualizadas na página Enade das Licenciaturas 2025

 

Inscrições

O processo de inscrição também passa por mudanças. Neste ano, haverá dois períodos distintos:

  • Estudantes concluintes: inscrições em junho de 2025;
  • Estudantes ingressantes: entre setembro e outubro de 2025;

As regras para definição de ingressantes e concluintes seguem as edições anteriores, mas há um novo critério importante para os concluintes: será considerada a integralização da carga horária até 31 de agosto de 2025, o que exige que a instituição presuma a aprovação do estudante nos componentes curriculares até essa data.

Outras mudanças sinalizadas

Também já foi sinalizado que haverá novidades para as provas teóricas, com o aumento do número de questões para o Enade “raiz”: 15 de Formação Geral (agora, contextualizadas por área) e 30 de formação específica. As respostas também serão analisadas por uma nova metodologia, a Teoria da Resposta ao Item (TRI), por meio da qual a complexidade das questões também será analisada pelo número de acertos, considerando a consistência das respostas em todo o conjunto de perguntas. 

De acordo com OFÍCIO-CIRCULAR Nº 1693878/2025/CGE/CGGI/DAES-INEP, assinado pelo Diretor de Avaliação da Educação Superior, Ulysses Tavares Teixeira, “Estas novas ações, que serão implementadas este ano, juntam-se aos processos de aprimoramentos da avaliação do desempenho dos estudantes iniciados em anos anteriores, como o Enade das Licenciaturas e a Avaliação da Prática”.

Notícia atualizada em 02/06/2025.