O que é inovação?
Conheça o que é inovação e como ela impacta diretamente a sociedade e o mercado.
Introdução
A inovação desempenha um papel fundamental no avanço econômico e social de uma sociedade. Nos dias atuais, o conceito ganha destaque nas estratégias das grandes corporações, que veem na inovação uma maneira de expandir ou manter sua liderança em seus respectivos setores.
Mais do que isso, a inovação é essencial para o progresso tecnológico e para a introdução de novas soluções no mercado, visando resolver os desafios enfrentados pela sociedade.
Neste artigo, exploraremos o significado da inovação, os seus tipos, graus e o seu impacto direto na sociedade e na economia.
O que é Inovação ?
Segundo o Manual de Oslo, criado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), inovação é a introdução de um bem ou serviço novo, ou significativamente melhorado, no mercado.
Vale ressaltar que o Manual é a principal fonte internacional de diretrizes para coleta e uso de dados sobre atividades inovadoras da indústria.
Tipos de inovação
O Manual define quatro tipos de inovações: inovações de produto, inovações de processo, inovações organizacionais e inovações de marketing.
Inovações de produto
Envolvem mudanças significativas nas potencialidades de produtos e serviços. Incluem-se bens e serviços totalmente novos e aperfeiçoamentos importantes para produtos existentes. Um exemplo de inovação de produto é o Iphone da marca Apple. Em 2007, Steve Jobs realizou uma das mais famosas apresentações comerciais do século com a primeira versão do Iphone.
O dispositivo revolucionou o mercado dando início a era dos smartphones modernos.
Confira aqui o vídeo de anúncio do Iphone: Steve Jobs apresenta primeiro iPhone legendado (2007) – YouTube
Inovações de processos
Representam mudanças significativas nos métodos de produção e de distribuição. Um exemplo histórico de um processo inovador é a linha de montagem criada por Henry Ford em 1913.
Ford conseguiu fazer com que a montagem de seus veículos acontecesse de forma seriada, ampliando sua produção e chegando no produto final de maneira muito mais rápida, o que ficou conhecido como Fordismo.
Saiba mais sobre a Inovação de Processos aqui.
Inovações organizacionais
Referem-se à implementação de novos métodos organizacionais, tais como mudanças em práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa. A Samsung é um dos exemplos de inovação.
Segundo o ex CEO Jong-Yong Yun, a empresa inovou a partir de uma terapia de choque criativa, deixando de focar o mercado de tecnologias de entrada, adaptando-se para o desenvolver tecnologias focadas no topo de linha.
Inovações de marketing
Envolvem a implementação de novas estratégias e ferramentas de marketing visando criar e entregar valor a um determinado público-alvo, aumentando por consequência a comercialização de produtos e serviços de uma organização.
Um exemplo de inovação de marketing são os Omnichannels, estratégia que integra diferentes canais de comunicação e venda de uma empresa, online e offline, oferecendo aos seus clientes uma experiência simples e unificada.
A Nike investiu cerca de US$ 1 bilhão em ações de Marketing Ominichannel e relatou um crescimento de receita digital de 35%.
Graus de Inovação
Além dos tipos de inovação, também existem os graus de inovação. Segundo o economista e autor, Joseph Schumpeter, os graus são: incremental, radical e disruptivo.
Inovação incremental
Consiste em uma série de pequenas e constantes melhorias em produtos, processos e serviços de uma empresa. Essas pequenas ações acontecem em áreas pontuais da organização, como deixar uma linha de produção mais rápida ou adicionar um novo recurso a um produto.
O Instagram, por exemplo, adicionou o “Reels” como uma ferramenta estratégica para manter seus usuários na rede social e não na concorrente, Snapchat.
Inovação Radical
Já a inovação radical está relacionada ao desenvolvimento de novos conhecimentos e/ou produtos. As empresas que optam por esse tipo de inovação correm riscos mais altos.
O Iphone, citado anteriormente, também se caracteriza como uma inovação radical, já que criou características no produto que mudaram completamente o mercado e foram responsáveis por popularizar ainda mais os smartphones.
Inovação disruptiva
Se dá através da ruptura de padrões tradicionais de um mercado específico e da criação de um novo hábito de consumo, gerando profundas mudanças no mesmo.
Por isso, inovação radical pode ou não ser disruptiva. Um dos exemplos de inovação disruptiva são os serviços de streaming, que disponibilizam a qualquer momento e em qualquer lugar conteúdos audiovisuais, em contraste com as antigas locadoras.
A Netflix facilitou e tornou mais prático o que antes era oferecido pelos convencionais cinemas e locadoras, DVDs, Blu-ray e televisões. Essa inovação acarretou na obsolescência das locadoras de filmes.
A importância da inovação para o desenvolvimento de empresas e negócios
“Muitas vezes pensamos que uma inovação se caracteriza apenas por aquele produto extremamente tecnológico, mas não é. Também inovamos quando trazemos uma melhoria significativa em um produto que já existe, agregamos valor e trazemos novas funcionalidades” pontua a gerente do Setor de Empreendedorismo do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), Débora Marques.
“A inovação é vista como uma mola propulsora do desenvolvimento social. Conseguimos viver melhor, ter produtos e prestações de serviços melhores, na medida em que as empresas trazem o novo ou significativamente melhorado, e isso melhora a nossa vida em sociedade.”
De volta ao ambiente empresarial, Marques explica que ao inovar dentro de sua área de atuação, a organização consegue, além de cativar e fidelizar os clientes que ela já possui, conquistar novos consumidores.
“Dessa forma, a empresa preenche melhor o valor, traz mais benefícios para seus clientes vindouros e aos que ela já tem, oferecendo melhores produtos”, finaliza a gerente do Setor de Empreendedorismo do Critt.
Inovando através do Critt
Conheça os principais serviços do Critt para te ajudar na promoção da inovação em sua empresa, produtos e serviços.
Empreendedorismo
O Setor de Empreendedorismo do Critt tem o objetivo de promover o desenvolvimento da região por meio da criação de um ambiente inovador na Zona da Mata Mineira.
Para você que tem uma ideia, mas ainda não sabe como estruturar o seu negócio, o Centro conta com os programas SPEED IDEA: Oficina de Ideação e Modelagem de Negócios e o SPEEDLAB que te ajudarão a tirar sua ideia do papel.
Para empresas em fase inicial, o Critt oferece a incubadora de empresas e para empreendimentos já consolidados, condomínio de empresas. Além disso, o Centro disponibiliza o CrittWorking, um ambiente de trabalho coletivo para empresas. Confira mais informações aqui.
Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit)
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Critt auxilia estudantes, pesquisadores, docentes e a comunidade como um todo a levar os conhecimentos produzidos na academia para o mercado, auxiliando através dos serviços que envolvam desde o registro de marcas e patentes até a transferência e o licenciamento de tecnologias.
Conheça todos os serviços do Nit
Solicite o Registro da sua marca
Solicite auxílio para Transferência de Tecnologia
Solicite pedido de proteção por patente de Invenção
Solicite pedido de proteção por patente de um Software
Orientação para tramitação de projetos perante o Critt/UFJF
Banco de Patentes do Critt
Conheça os serviços do Critt
Descubra todas as formas como o Critt pode ajudar a desenvolver a sua pesquisa, invento ou ideia inovadora e tecnológica. Veja também todas as nossas soluções, programas e eventos para ajudar no crescimento e expansão da sua empresa!
Saiba mais aqui!
Créditos
Autor: Karla Edwirges
Revisão: Vinicius Hoki
Designer: Larissa Simões
Confira mais conteúdos do Blog do Critt