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SIBI – Respostas do Jivo

PERGAMUM
Renovação de Empréstimo
Livros não aparecem para renovar
Usuário não aparece no Pergamum

NADA CONSTA
Nada Consta
Formandos
Solicitação por terceiros
Aposentadoria
Alteração de Status de TAES e Professores
Alunos de Intercâmbio

MULTAS
Valor e contabilidade de cobrança
GRU-GV
GRU-JF

BASES DE DADOS
Proxy
CAPES
Acesso aos e-books

NORMALIZAÇÃO
Ficha catalográfica (inclusão de curso)
Ficha catalográfica
Orientação de normalização
Agendamento de normalização
Template

OUTROS
Carteirinha
Contato
Doação de Livros
Horário de Funcionamento
Perda de Material

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PERGAMUM

Renovação de Empréstimo

É necessário efetuar o login no SIGA3 e clicar no ícone Biblioteca. Nas opções, selecione o ícone Meu Pergamum. Você será redirecionado(a) e na nova tela aparecerão os itens que estão emprestados em sua matrícula com a opção de renovação. É importante lembrar que a renovação pode ser efetuada a qualquer momento e que após a quarta renovação no sistema a obra deverá ser devolvida. Caso haja reserva de obra para outro usuário o sistema não efetivará a renovação.

Caso você não esteja encontrando os livros a serem renovados após acessar o Meu Pergamum será importante observar se o acesso foi efetuado através da mesma matrícula em que os livros foram emprestados. Acesse novamente o SIGA 3(azul) e observe no canto superior direito o perfil atual que está sendo usado. Se esse não for o perfil de empréstimo dos livros você deverá clicar em “trocar usuário” e escolher o perfil em questão. Após mudar para o novo perfil você poderá acessar novamente o ícone biblioteca, e o Meu Pergamum. Os exemplares, então, devem aparecer e estarão disponíveis para renovação.

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Livros não aparecem para renovar

É preciso logar no SIGA3 e no canto direito superior conferir se a matrícula que aparece é a que o usuário efetuou o(s) empréstimo(s) ou não. Se estiver logado com outra matrícula sua que não a que está ativa, é preciso clicar em “trocar usuário” no canto superior direito.

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Usuário não aparece no Pergamum

Para que o usuário seja importado do SIGA para o Pergamum é preciso que os dados no cadastro estejam completos. Acesse o SIGA (laranja) e complete seus dados pessoais e-mail, endereço, telefone. A importação acontece diariamente às 10, 14, 18 e 22 horas. Caso não seja possível esperar a próxima importação entre em contato com a Gerência de Atendimento na Biblioteca Central.

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NADA CONSTA

Nada consta

CDARA e GAP/PROGEPE fazem esta solicitação para conferência internamente e, na maioria dos casos, não há a necessidade do usuário se deslocar à biblioteca para a emissão. A Central de Atendimento também emite o Nada Consta  em processos de alunos abertos no setor.

Para formando que regularizar a sua situação na semana da colação de grau precisará ter o Nada Consta em mãos para apresentar ao cerimonial. As pendências junto às bibliotecas não impedem a colação de grau.

Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone (32) 2102-3751 ou e-mail secretaria.cdc@ufjf.edu.br.

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Formandos

Só é necessário solicitar o Nada Consta se estiver com pendência após o prazo estipulado pela biblioteca para regularização de pendências. Este prazo é divulgado no site da biblioteca a cada final de semestre.

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Solicitação por terceiros

O documento de nada consta também poderá ser solicitado por:

– procuração simples e cópias dos documentos de identificação das partes. Não arquivamos mais documentos nesta etapa.

– por pai/mãe, após verificar no documento o grau de parentesco com o usuário;

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Aposentadoria

No procedimento padrão para abertura de processo de Aposentadoria_Voluntaria, os passos 9, 10 e 11 se referem ao formulário de Nada Consta a ser inserido no processo e disponibilizado no Bloco de Assinatura pelo próprio servidor. Deverá ser incluído o documento Nada Consta no processo, clicar em ‘Incluir Bloco de Assinatura’ (na barra de ferramenta na parte alta da tela), clicar em ‘Novo’, na ‘Descrição’ colocar seu nome, na ‘Unidades para Disponibilização’ colocar ‘CDC’, salvar, selecionar o documento de Nada Consta e clicar em ‘Incluir’.

Feito isso, sair do processo e ir em ‘Bloco de Assinatura’, que fica na barra de ferramenta à esquerda da tela principal do SEI. Lá vai aparecer o Bloco com seu nome e na última coluna ‘Ações’, clique em ‘Disponibilizar Bloco’.”

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Alteração de Status de TAES e Professores

Casos de alteração de status de TAES e professores (redistribuição para outra instituição, rescisão de contrato, exoneração) o nada consta é solicitado  por e-mail.

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Alunos de Intercâmbio

Casos de alunos de intercâmbio, o nada consta é solicitado pelo setor: Coordenação de Mobilidade Acadêmica.

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MULTAS

Valor e contabilidade de cobrança

Na totalização das multas serão considerados todos os dias em atraso, incluindo sábados, domingos, recessos previstos no calendário e feriados. Somente serão abonadas multas em caso de atestado médico e boletim de ocorrência. Nos períodos de paralisação e greve os dias são desconsiderados automaticamente pelo sistema.

As multas só ficam disponíveis em “Pagamento” após a devolução dos materiais. Faça a conferência e informe ao usuário que é necessário que os exemplares sejam devolvidos para que os débitos parem de sofrer os ajustes por tempo de atraso e para que as multas sejam quitadas.

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GRU – GV

As orientações para pagamento de multa no Campus GV estão no link https://www2.ufjf.br/bibliotecagv/pagamento-de-multa/ .

Para o preenchimento da GRU acesse: http://www.gv.ufjf.br/gru/ .

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GRU-JF

Acessar Meu Pergamum (Siga 3) clicar em Empréstimo e depois em Débitos. Na tela aparacerão as pendências, caso existam, e um ícone para emissão da GRU. É imprescindível, ao logar no Siga, observar no canto superior direito se a matrícula em destaque é a que se deseja, caso não seja, clique em trocar usuário e faça a alteração. Após efetuar o pagamento, o usuário deverá enviar o comprovante de pagamento e GRU para o e-mail: multas.cdc@ufjf.br. Caso deseje a liberação no mesmo momento, se dirija a uma das bibliotecas e solicite ao atendente, após o envio do comprovante e GRU. Caso não tenha urgência, em até 48 horas o usuário receberá o recibo de quitação gerado automaticamente pelo sistema no e-mail cadastrado.

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BASES DE DADOS

Proxy – Computador (Jstor – Atheneu – IEEE – RT – Vlex)

Para acessar as bases de dados você deve configurar o seu navegador. O tutorial está disponível no link: https://www2.ufjf.br/biblioteca/pesquisa/acervo-digital .

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CAPES

Para acesso ao Portal de Periódicos da Capes acesse o link do portal: periodicos.capes.gov.br
Localize no alto da tela do Portal (na parte azul): ACESSO CAFE, faça login com CPF e senha do SIGA.
Para mais informações acesse: https://www2.ufjf.br/catalogoti/instrucoes-periodicos/ e

.

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Acesso aos ebooks (Minha Biblioteca – Biblioteca Virtual Universitária)

Para acessar os ebooks você deve em primeiro lugar acessar o SIGA3. No SIGA, entre em Biblioteca e depois em Consulta ao acervo. Observe que  seu nome vai aparecer no canto superior direito. Assim, você terá acesso aos ebooks disponíveis no catálogo. Estes se encontrarão com um ícone de “cadeado” à esquerda do nome da obra. Basta clicar no ícone para abrir o e-book.

Você também poderá acessar os ebooks  logando em SIGA3, clicando em Biblioteca, e depois em Minha biblioteca. Os e-books são acessados por meio de um clique na imagem de capa da obra. Use o buscador para encontrar o e-book inserindo na busca o título ou autor procurado.

Qualquer dúvida acesse:

.

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NORMALIZAÇÃO

Ficha Catalográfica (inclusão de curso)

Para solicitar a inclusão do curso nas opções da ficha catalográfica é preciso que o coordenador do curso envie um e-mail para cdc@ufjf.br com com os seguintes dados: nome do curso e código. O prazo para inserção é de até 4 dias úteis.

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Ficha catalográfica

As orientações para preenchimento do formulário de Geração Automática de Ficha Catalográfica estão disponíveis no link: https://www2.ufjf.br/biblioteca/entendendo-a-ficha-catalografica

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Orientações de normalização

Os trabalhos acadêmicos de fim de curso (trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses) devem seguir a formatação determinada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A biblioteca oferece auxilio a comunidade acadêmica para normalizar seus trabalhos.

A biblioteca oferece um manual com orientações de normalização disponível no link: https://www2.ufjf.br/biblioteca/servicos/#normalizacao .

Para orientação presencial deve ser agendado um horário com o bibliotecário responsável pelo instituto ou faculdade do curso. Identifique o contato da biblioteca do seu curso no site da biblioteca.

Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone (32) 2102-3751 ou nos e-mails das bibliotecas disponíveis em: https://www2.ufjf.br/biblioteca/bibliotecas-setoriais/

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Agendamento de normalização 

Para agendar o atendimento de normalização, procure a biblioteca do seu curso e solicite agendamento com o(a) bibliotecário(a). Caso não tenha o telefone, acesse o link: https://www2.ufjf.br/biblioteca/bibliotecas-setoriais .

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Template

A biblioteca oferece templates de normalização em Word e LaTeX,  estão disponíveis no link: https://www2.ufjf.br/biblioteca/servicos/#templates .

Caso o download do template não seja efetuado após clicar no link em questão, deve-se clicar no link desejado com o botão direito do mouse e, logo em seguida, clicar em “abrir em uma nova guia”. Após esse procedimento o download do documento irá ocorrer. Caso o download ainda não ocorra pode-se tentar executar essas operações através de outro navegador e/ou até desbloquear pop-ups para o site das Bibliotecas. Mas, se ainda assim os problemas persistirem, pedirei que retorne o contato no e-mail “atendimento.cdc@ufjf.edu.br” explicando suas dificuldades e os problemas encontrados.

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OUTROS

Carteirinha

Para efetuar empréstimos nas bibliotecas é necessária a apresentação da carteirinha. A solicitação deve ser feita por meio do endereço : https://carteirinha.ufjf.br .

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Doações de livros

Para efetuar doação de obras é necessário preencher o formulário disponível em: https://www2.ufjf.br/biblioteca/servicos/#doacoes e enviar para o e-mail: acervo.cdc@ufjf.br.

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Horário de funcionamento

Para consultar as informações acerca das bibliotecas tais como o horário de funcionamento, endereço, bibliotecário (a) responsável e e-mail acesse: https://www2.ufjf.br/biblioteca/bibliotecas-setoriais/  .

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Perda de material

Comunique imediatamente a biblioteca onde efetuou o empréstimo presencialmente ou por e-mail para receber as orientações. Contato em: https://www2.ufjf.br/biblioteca/bibliotecas-setoriais/

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