Fechar menu lateral

Relatório 2021

Relatório do Arquivo Central 2021

O Arquivo Central tem como objetivo cuidar da documentação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Assim, sua rotina é a de proteger toda a informação aqui produzida, oferecê-la ao cidadão e colaborar com as atividades de administração, ensino e pesquisa da comunidade acadêmica. Neste período de pandemia pela Covid-19 nosso trabalho teve algumas especificidades. A equipe se desdobrou para fazer o melhor atendimento, com todas as  limitações, e que os setores da UFJF, que realizaram serviços essenciais, tivessem as informações necessárias tempestivamente. Agora estamos voltando ao trabalho presencial em que se pode retomar algumas tarefas que foram interrompidas.

O trabalho, durante quase dois anos, se pautou pela continuação e reinvenção: necessidade de continuar a produzir e de proteger os trabalhadores e o acervo e necessidade de reinventar a relação com os usuários. O atendimento, em modo remoto, adquiriu um sentido especial na pandemia, pois contribuiu com a manutenção do vínculo com o usuário. Desse modo atendemos ao pesquisador do acervo documental histórico, que tem origem no trabalho realizado pelo Arquivo Histórico da UFJF, aos trabalhadores da instituição que necessitam de documentos ou de assessoria e aos pesquisadores, trabalhadores e estudantes da área de arquivologia e afins. O atendimento realizado foi de diversos tipos, entre outros, fornecimento de cópias digitais de documentos, orientação por meio eletrônico, normas escritas de rotinas, organização e participação em eventos de capacitação e de divulgação cultural, divulgação de acervos de outras instituições e empréstimo de documentos feito presencialmente.

Os pesquisadores foram muito prejudicados pelo fechamento de instituições como arquivos, museus e bibliotecas. O atendimento remoto tem colaborado para diminuir esse impacto sobre o trabalho de pesquisa ou para que ele não seja interrompido ou mude drasticamente seu método. Esse tipo de atendimento também apoia novas pesquisas, ao permitir a consulta a documentos inacessíveis, devido às medidas de distanciamento social. Embora se reconheça que haja benefícios, na digitalização de documentos, relativos à proteção do suporte e da informação nele contida e ao atendimento, o Arquivo Central não conta atualmente com recursos para continuar esse trabalho.

Podemos destacar nossa atuação de assessoria, na criação de normas e rotinas nos setores da instituição, e a participação dos técnicos-administrativos em educação do Arquivo Central, em conselhos e comissões, que tratam de temas diretamente relacionados ao nosso dia a dia como de temas de interesse geral da UFJF e da sociedade. Desse modo, a equipe, que se qualifica permanentemente,  contribui para a existência de uma instiuição comprometida com a eficiência e a inovação.

Em uma tentativa de criar uma rede de instituições, colaboramos com setores da UFJF e outras instituições responsáveis por acervos arquivísticos ou similares. Fizemos parceria com o Centro de Conservação da Memória (CECOM), o Memorial da República Presidente Itamar Franco, o Centro Acadêmico de História da UFJF, a Casa d’Italia, o Laboratório História da Arte da UFJF e o Setor de Patrimônio Museológico da Universidade Federal de Lavras no oferecimento e organização de eventos para a capacitação de trabalhadores e interessados nas áreas de arquivologia, biblioteconomia e museologia. Nossa atuação é voltada também para a divulgação do acervo de modo a fomentar a inclusão de novos usuários.

Durante todo o ano de 2021, o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na UFJF se tornou mais intenso. A Equipe SEI manteve suas atividades em caráter remoto, em atendimento às demandas de gestão e suporte aos usuários do sistema. A experiência acumulada pela equipe desde o início da pandemia, em março de 2020, até então, com o estabelecimento de uma rotina de trabalho coordenada e a elaboração da documentação de apoio, viabilizou a realização das atividades de gestão do SEI sem maiores sobressaltos.

Leia a íntegra de nosso relatório.

Seguimos conectados!

Canal do LAPHARQ