Ir para o conteúdo

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conta com duas opções de ingresso para seus 88 cursos de graduação. Uma delas é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), que concentra metade das vagas oferecidas anualmente pela UFJF. A outra é o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism).

O que é Sisu?

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A seleção ocorre duas vezes ao ano, geralmente, em janeiro – para cursos com início no primeiro semestre letivo – e, em junho – para cursos com entrada no segundo semestre letivo. Com o resultado do Enem mais recente é possível concorrer nas duas edições.

Como posso me inscrever?

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição – que está restrita àqueles que não tenham tirado nota zero na redação. A inscrição é feita exclusivamente pela internet na página do Sisu. O candidato pode escolher dois cursos (como primeira e segunda opção) e definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas aos grupos de acesso (cotas). Durante o período de inscrição, é permitido alterar as opções a qualquer momento.

Ao fim da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. Após a chamada única regular do processo seletivo, se o candidato não for aprovado, poderá participar da lista de espera. No site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) é possível acompanhar a lista de reclassificações e orientações para matrícula. 

Há outras formas de ingresso na UFJF?

Além do Sisu e do Pism, a UFJF disponibiliza, ainda, editais de vagas ociosas para que aquelas vagas não ocupadas pelos processos seletivos. O aluno de qualquer instituição de ensino superior, seja pública ou privada, pode solicitar transferência para UFJF. Também é publicada uma lista de cursos com vagas disponíveis para transferência e outras opções.

Confira outras informações no Facebook Estude na UFJF